OAB-PR participa de audiência pública da ALEP sobre a Linha Verde

A OAB Paraná tomou parte da audiência pública promovida pela Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) na manhã desta terça-feira (27/4) para tratar da Linha Verde, eixo viário metropolitano de 22 quilômetros de extensão que está em obras há 14 anos. A seccional foi representada pelo presidente da Comissão de Infraestrutura e Desenvolvimento Sustentável, Heroldes Bahr Neto.

O foco da audiência, proposta pelos deputados estaduais Galo e Goura, foram os atrasos na obra e os impactos gerados por essa lentidão na vida da população.  A Linha Verde vai do Trevo Atuba, no limite entre Curitiba e Colombo, até a cidade de Fazenda Rio Grande, em um eixo metropolitano que engloba mais de 20 bairros.

“A audiência abordou a multiplicidade de problemas advindos dessa situação. Restou evidenciado que eles ocorreram nas últimas gestões, nos últimos 14 anos. A situação se agravou agora na medida em que a obra se encontra no Trevo do Atuba. Dentre os problemas se encontram os transtornos com os engarrafamentos e o alto custo dos Certificados de Potencial Adicional de Construção (CEPACs) para financiar parte da obra”, afirma Bahr Neto. O CEPAC, explica o advogado, gera redução do valor dos imóveis pela obrigatoriedade de compra para melhor aproveitamento para a construção.

“Há também a péssima sinalização das obras, com risco de acidentes; o descuido dos canteiros de obra para que residentes das proximidades não se aproximem de locais perigosos; a ausência de ciclovias e poucos acessos para retorno”, elencou.