Observatório da OAB Paraná divulga proposta do III Diagnóstico do Poder Judiciário

O Observatório do Poder Judiciário da OAB Paraná divulgou ao Conselho Pleno a proposta do III Diagnóstico do Poder Judiciário, com análise detalhada do funcionamento do Poder Judiciário. A medida tem como objetivos identificar deficiências, propor ações e estabelecer métricas para monitorar o progresso e identificar áreas de melhoria.

O coordenador do observatório e conselheiro seccional, Emerson Fukushima, é o relator da proposta que pode ter um significativo impacto, com o potencial de criar transformações substanciais no cenário do Judiciário paranaense. A medida reforça ainda o compromisso da seccional paranaense para contribuir com melhorias para a Justiça e o engajamento essencial de toda a classe para alcançar um sistema judiciário mais eficiente e acessível.

Metodologia

A metodologia utilizada inclui análise qualitativa, com abordagem aprofundada para compreender a eficácia das práticas judiciais; coleta de dados, com utilização de um sistema próprio da OAB Paraná para coletar informações relevantes em larga escala; análise, com exame aprofundado das informações para para identificar padrões e tendências; e comparação, com a observação dos resultados atuais e contraponto com estudos anteriores para levantar as mudanças ao longo longo do tempo.

A recomendações que serão fruto do diagnóstico terão como foco eficiência, transparência, igualdade e capacitação continuada. Além das recomendações, o Observatório vai fazer uma análise para viabilidade da aplicação, vai acompanhar a implementação e vai analisar a eficácia das mudanças.