Oficina de Libras é ministrada na OAB Paraná

Está em cursos na sede da OAB Paraná uma oficina de Língua Brasileira de Sinais (Libras), iniciativa da Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência e da Escola Superior de Advocacia (ESA). Iniciada nesta quinta-feira (10/10), a oficina prossegue nesta sexta-feira (11/10) e em mais seis sessões – nos dias 17,18,24,25 e 31 de outubro e no 1º de novembro, sempre na sede da OAB Paraná. O objetivo central é capacitar a advocacia para atender pessoas surdas.

O curso é ministrado pela professora de Libras Daniele Gotardo Veloso, que é bacharel em fonoaudiologia e também tradutora de Libras. Além de aspectos centrais da grámatica – substantivos, verbos, pronomes, numerais -, a professora aborda aspectos sócio-antropológicos da comunicação e também trata da história da educação dos surdos.

Panorama

A oficina integra as ações de implementação do Projeto Empregabilidade: Inclusão da Advogada e Advogado Pessoa com Deficiência na Advocacia. Iniciativa inédita no país, o projeto foi criado a partir das observações da Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência acerca das dificuldades que os advogados PcD têm para prosseguir na área do Direito.