Paraná sediará XXIII Congresso da União Iberoamericana de Colégios e Associações de Advogados

O Paraná será sede do XXIII Congresso da União Iberoamericana de Colégios e Associações de Advogados (UIBA), organização internacional que engloba os colégios de advogados de 22 países da América do Sul, América Central, Portugal e Espanha. Os detalhes do evento foram tema de reunião realizada nesta quinta-feira (18), na sede OAB Paraná. Participaram o presidente da seccional, José Augusto Araújo de Noronha e os diretores da UIBA, Carlos Alberto Andreucci e Roberto Busato, presidente e vice-presidente da entidade, respectivamente.

O congresso será realizado em Foz do Iguaçu, na primeira quinzena de maio. A última edição sediada pelo Brasil foi realizada em Fortaleza, em 1999. “O congresso tem uma posição estratégica, na medida em que equilibra a presença da tríplice fronteira com uma temática que, pela primeira vez, é conduzida por diretores americanos. Durante 42 anos, a UIBA foi presidida sucessivamente por dois espanhóis, e desde maio de 2017 tem uma diretoria composta por um argentino na presidência, um brasileiro na vice-presidência, além representantes do México, Panamá, Equador e Chile”, explicou Andreucci.

“Foz do Iguaçu foi escolhida por ser um ponto simbólico de encontro de culturas tradicionais, ponto de encontro do Mercosul, e instalado sobre o Aquífero Guarani – a maior reserva de água do mundo, que pode ser um conflito de ordem mundial”, explicou.

Programação

A programação do encontro prevê debates sobre os desafios da advocacia frente aos erros da democracia. “Vemos que a democracia, a nível continental, tem desafios como a corrupção, que exige um combate decidido contra o delito e a favor da transparência”, pontuou Andreucci. “Um dos aspectos centrais dos debates será a análise da corrupção nas eleições, financiamentos de campanhas, voto popular, revogação de mandatos”, acrescentou.

Também estarão em pauta temas ligados aos direitos da criança e do adolescente, direitos humanos. violência de gênero, trabalho escravo, previdência social, arbitragem e mudanças climáticas. “Isso tudo requer um ponto de reflexão permanente”, sustentou.

Atualidade

Roberto Busato destacou que os assuntos que serão abordados na conferência da UIBA são contemporâneos de vários países, inclusive do Brasil. “Temos esta preocupação com as questões do meio ambiente, com as questões da corrupção, enfim, que estão no dia a dia da sociedade brasileira. É isso que distingue a advocacia de algumas profissões. O pensamento de progresso que se tem na advocacia mundial segue o mesmo  caminho: a inserção do advogado como agente de transformação social”, pontuou o paranaense.

Informações sobre inscrições e a programação do evento serão divulgadas no site da OAB Paraná.