Paraná vai sediar em junho Fórum Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência

A  OAB Paraná vai sediar no mês de junho o 2º Fórum Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Detalhes do evento foram acertados na tarde desta sexta-feira (12) numa reunião entre o presidente da Seccional, José Augusto Araújo de Noronha, a secretária-geral Marilena Winter e a Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB Paraná. Na mesma ocasião será realizado o Encontro Nacional de Presidentes de Comissões dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

Destinado ao público em geral,  operadores do Direito e representantes do poder público, o 2º Fórum Nacional abordará o tema dos direitos e da dignidade da pessoa com deficiência em seus diversos aspectos – humanos, sociais e econômicos. O evento é realizado a cada gestão pelo Conselho Federal da OAB, por meio da sua comissão nacional. O 1º Fórum aconteceu em 2015, no Piauí.

De acordo com a presidente da comissão estadual, Berenice Lessa, Curitiba foi escolhida para receber o fórum e o encontro de presidentes por ser uma cidade pioneira em acessibilidade. “Isso demonstra o reconhecimento do trabalho realizado pela comissão paranaense, que tem sido considerado parâmetro para outras seccionais que estão formando suas comissões. Temos experiências em muitos projetos, como o da biblioteca acessível e o de vivências, onde pessoas são convidadas a se colocar no lugar do outro”, diz Berenice. Durante o encontro, a OAB Paraná vai lançar o projeto “Empregabilidade: inclusão da advogada e do advogado com deficiência na advocacia”, que institui uma série de ações para promover efetivamente a inclusão dos profissionais.

As datas exatas do evento ainda serão definidas e serão divulgadas em breve.  Também participaram da reunião os membros da Comissão Valéria Mendes Siqueira, Cristhiane Ishi e Marcelo Rocha.