Paranacity fez parte do roteiro do programa OAB Paraná Total nesta quinta-feira

Em viagem ao interior do estado, o presidente da OAB Paraná, Cássio Telles, e os diretores da seccional Henrique Gaede e Alexandre Salomão estiveram na tarde desta quinta-feira (14) em Paranacity, uma das comarcas abrangidas pela subseção de Nova Esperança. Acompanhados do presidente da subseção, Amaury Sérgio Santoro Felipe e do vice Paulo Delazari, a comitiva da seccional reuniu-se com a advocacia local.

A audiência fez parte do roteiro do programa OAB Paraná Total, que nesta semana passa por comarcas do Norte do estado. Pela manhã houve a audiência em Colorado. Amanhã (sexta-feira, 15), as reuniões acontecem em Terra Boa (às 10h, no auditório da Casa da Cultura) e em Cidade Gaúcha (às 15h30, na Câmara Municipal). O objetivo é ouvir as demandas dos advogados das comarcas mais distantes. Muitas recebem,  pela primeira vez, a visita da diretoria da seccional.

Uma das reclamações apresentadas foi a aplicação de multas injustas contra advogados, com base no artigo 265 do Código de Processo Penal, que prevê sanções por “abandono do processo”. O presidente Cássio Telles lembrou que os advogados podem acionar a OAB Paraná que, por meio de sua Procuradoria e Câmara de Prerrogativas, presta assistência nesses casos.

Outro problema apontado em Paranacity foi a falta de servidores nos Juizados Especiais. A estrutura conta com apenas um servidor. Os advogados também enfatizaram a necessidade de que haja sinal de internet na sala de audiências, para que possam acessar o processo eletrônico e fazer suas pesquisas durante a audiência. Relataram ainda o bom relacionamento com a magistratura. Os juízes recebem os advogados e têm uma relação cordial com a advocacia local.

Cássio Telles visitou a Sala da OAB no fórum e determinou melhorias. Também recebeu o pedido dos participantes para que a Escola Superior de Advocacia chegue ao interior. “Esta é uma medida que já estamos tomando. É o propósito da gestão difundir o conhecimento jurídico através da ESA, transmitindo cursos ao vivo e que também estarão gravados, disponíveis no site, para que os advogados possam acessar quando quiserem, em casa ou no escritório”, disse.