Seminário da independência debate patrimônio histórico e cultural do Paraná

O painel “Patrimônio Histórico e Cultural do Paraná entre a independência e a atualidade” encerrou os trabalhos no primeiro dia do seminário sobre o bicentenário da independência promovido pela OAB Paraná. A cargo da Comissão de Assuntos Culturais da seccional, o tema contou com a mediação dos advogados Oksana Paludzyszyn Meister e Aurélio Cancio Peluso.

Fábio André Chedid Silvestre, doutorando em Planejamento Territorial e Urbano pela PUC-PR, membro do Conselho Municipal de Patrimônio Cultural de Curitiba e vice-presidente da Associação dos Detentores de Patrimônio Cultural de Curitiba (ADPCC) foi o primeiro a abordar a questão.

A exposição seguinte foi feita pela arqueóloga Claudia Inês Parellada, coordenadora do Departamento de Arqueologia do Museu Paranaense e professora do Programa de Pós-Graduação em Antropologia e Arqueologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

A arquiteta Letícia Nardi, com especialização em Gestão do Patrimônio Cultural Integrado ao Planejamento Urbano da América Latina, pelo Programa ITUC/AL da Universidade Federal de Pernambuco e do Centro de Estudos Avançados da Conservação Integrada, completou o painel. Letícia coordena os projetos culturais Patrimônio Edificado da Região Metropolitana de Curitiba e Nosso Patrimônio.

O painel contou também com a participação da presidente da OAB Paraná, Marilena Winter. Aberto na manhã desta segunda-feira (12/9), o seminário prossegue nesta terça. Confira a programação:

TERÇA-FEIRA, 13/9

PAINEL 5 (9h): 200 anos de independência: onde estavam as mulheres?

a) Comissões organizadoras: Comissão das Mulheres Advogadas

b) Mediação: Carolina Ritzmann, membro da Comissão das Mulheres Advogadas

c) Palestrantes

Dora Lucia De Lima Bertulio, procuradora em exercício na UFPR. Mestre em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina. Aluna visitante da Harvard Law School

Teresa Cristina de Novaes Marques, Doutora em História pela Universidade de Brasília. Desenvolveu pós-doutoramento pela UFRJ. Atualmente, desenvolve estágio de pós-doutoramento na University of Texas, em Austin

Laís Leão, mestre em Gestão Urbana, Urbanista. Atua como pesquisadora convidada pela Fundação Alexander von Humboldt, em Berlim, Alemanha. Fundadora do projeto social inCities – Rede para Cidades Inclusivas).

PAINEL 6 (10h) Conquistas históricas da advocacia no Brasil ao longo dos 200 anos de história da independência

a)  Comissões organizadoras: Comissão de Gestão e Empreendedorismo, Comissão de Direito Digital e Proteção de Dados, Comissão da Advocacia Iniciante

b)  Mediação: Rafaela Vialle Strobel Dantas. Presidente da Comissão de Gestão e Empreendedorismo

c)  Palestrantes: Rhodrigo Deda. Coordenador Geral de Inovação da OAB/PR. Ex-Presidente da Comissão de Inovação e Gestão da OAB-PR nas gestões de 2016-2018 e 2019-2021. Ex-membro consultivo da Comissão Especial de Gestão, Empreendedorismo e Inovação do Conselho Federal da OAB no triênio de 2019-2021