Plano de inclusão dos advogados PcD em debate no Conselho Pleno

O projeto Empregabilidade: Inclusão da Advogada e do Advogado Pessoa com Deficiência na Advocacia esteve em pauta nesta sexta-feira (22), na primeira sessão ordinária do Conselho Pleno. O tema foi abordado pela advogada Valéria Mendes Siqueira, coordenadora do Centro de Inclusão e Apoio à Pessoa com Deficiência da OAB Paraná.

Lançado nacionalmente em 2018, durante o II Fórum dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Conselho Federal, o projeto consiste no acompanhamento do processo de inclusão e adaptação do advogado e estagiário PcD nos escritórios de advocacia. “Finalizamos a primeira fase de implementação do projeto, que foi a triagem do número de advogados PcD inscritos na OAB Paraná”, relatou.

“A segunda fase, que estamos iniciando agora, é buscar o contato com as grandes empresas. Já separamos as 50 maiores que têm setor jurídico próprio para enviar um material informativo sobre o projeto. Também estamos divulgando o projeto nas faculdades e, com os conselheiros, buscando vagas para encaixar os currículos que já temos – aproximadamente 40, número que deve aumentar”, explicou Valéria.

Na terceira etapa do projeto, a OAB irá desenvolver ações junto às universidades com o intuito de tornar o curso de Direito mais acessível. “Vamos buscar o acadêmico desde o primeiro período para fazer estágio, para que no futuro seja um profissional qualificado”, frisou. “Também teremos em breve um portal de inclusão, onde serão disponibilizados materiais informativos para o gestor de RH, artigos, legislações pertinentes à PcD, informações específicas relacionadas à empregabilidade, à previdência”, completou.

Pioneirismo

Iniciativa inédita no país, o projeto Empregabilidade: Inclusão da Advogada e do Advogado Pessoa com Deficiência na Advocacia foi criado a partir das observações da Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência acerca das dificuldades que os advogados PcD têm para prosseguir na área do Direito. Em 2018,  a OAB Paraná contratou a advogada Valéria Mendes Siqueira, que é deficiente visual, para para coordenar o Centro de Inclusão e Apoio à Pessoa com Deficiência.  Em entrevista concedida à Revista da Ordem, ela falou sobre a experiência como PcD e as diretrizes do projeto. Confira a íntegra  aqui.