Presidente da OAB-PR participa da solenidade de encerramento da inspeção nas unidades judiciais

A presidente da OAB Paraná, Marilena Winter, participou nesta sexta-feira (8/3), no Tribunal de Justiça, da solenidade que marcou o fim dos trabalhos de inspeção realizados pelo Conselho Nacional de Justiça nas unidades administrativas e judiciárias do TJ-PR. O corregedor nacional de Justiça, ministro Luís Felipe Salomão, que esteve na quinta-feira (7/3) na OAB Paraná para ouvir as demandas da advocacia, também participou da cerimônia.

Marilena Winter compôs a mesa de autoridades ao lado do presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen, do corregedor nacional de Justiça, ministro Luís Felipe Salomão, do conselheiro do CNJ João Paulo Schoucair, do presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região, desembargador Célio Horst Waldraff, do procurador-geral de Justiça, Gilberto Giacóia, e do procurador-geral do Estado, Luciano Borges.

A inspeção começou na segunda-feira (4/3), atendendo a recomendação da Portaria nº 03/2024 do CNJ. Os trabalhos forenses e os prazos processuais não foram suspensos nesse período.

Excelência

A sessão foi aberta pelo presidente do TJ-PR, Luiz Fernando Tomasi Keppen, que saudou a equipe corregedora e agradeceu a presença da presidente da OAB Paraná, Marilena Winter, a quem qualificou como “combatente advogada”. “Todas as pautas de reivindicações da Ordem dos Advogados, nós procuramos atender”, afirmou.

O corregedor nacional Luís Felipe Salomão elogiou o trabalho de excelência, sério e dedicado que constatou no Tribunal de Justiça do Paraná. Ao saudar Marilena Winter, lembrou de sua visita à sede da seccional, quando a presidente pôde transmitir o posicionamento institucional da OAB, e parabenizou-a pelo trabalho que vem desenvolvendo.

O corregedor nacional apresentou um breve histórico do Conselho Nacional de Justiça e considerou que as correições, como a que foi feita no Paraná, são o “pulmão” da Corregedoria. “Nessas inspeções ordinárias, nosso intuito é auxiliar, contribuir efetivamente, verificar junto com o tribunal quais os pontos que precisam ser aperfeiçoados, identificando as boas práticas. Identificamos alguns problemas e vamos auxiliá-los na solução”, garantiu o ministro.

Luís Felipe Salomão abordou a questão da lentidão na tramitação dos processos no primeiro grau de jurisdição, problema que reiteradamente tem sido apontado pela OAB Paraná. “Verificamos o funcionamento muito bom da segunda instancia no âmbito do tribunal, mas detectamos uma demora na tramitação dos processos em primeira instância, alguns por conta do reduzido número de servidores. Essa escassez é um problema crônico do Judiciário no Brasil. Mas a equalização das forças de trabalho, das ferramentas, da participação orçamentária, é que vão fazer com que a primeira instância ganhe tração, diminuindo esse tempo. Não se muda a realidade de um dia para o outro, mas o trabalho faz o aperfeiçoamento”, disse o corregedor.

Ao final da solenidade, Marilena Winter e desembargadoras do TJ-PR receberam uma homenagem pelo Dia Internacional da Mulher.