Prevenção ao suicídio em pauta no Simpósio Setembro Amarelo

A OAB Paraná sedia nesta quinta-feira (19) o Simpósio Setembro Amarelo, uma iniciativa do programa Saúde Mental promovido pela Caixa de Assistência dos Advogados do Paraná (CAA-PR). O evento reuniu advogados, promotores, magistrados, psiquiatras, psicólogos e outros profissionais em um debate sobre a prevenção ao suicídio.

Ao abrir o evento, a vice-presidente da OAB Paraná, Marilena Winter, saudou os presentes em nome da diretoria, cumprimentando todos os envolvidos no evento. “Este é um projeto recente, que tem se mostrado necessário. A sociedade precisa refletir sobre a saúde mental nestes tempos de extrema complexidade da vida. Acordamos nos sentindo atrasados e em dívida. Vivemos a alta competitividade. A vida também demanda alegria e essas necessidades humanas às vezes ficam esquecidas”, pontuou.

O presidente da CAA-PR, Fabiano Baracat, explicou que o projeto é fruto de uma iniciativa do Conselho Federal da OAB, que começou com o lançamento da Cartilha da Saúde Mental da Advocacia. No Paraná, o programa Saúde Mental é coordenado pela diretora da CAA/PR, Claudia Montanha.   “A nossa profissão é extremamente estressante, seja com a pressão de clientes, com a dos prazos, a questão financeira, já que muitos são autônomos. Tomamos conhecimento de vários casos de depressão entre profissionais da área jurídica, não só da advocacia, mas também promotores e juízes. Até por isso foi feito esse seminário em conjunto, para saber as experiências das demais instituições”, disse.

“Resolvemos implantar esse projeto pela CAA e desenvolver não só seminários e palestras, mas efetivamente dar a atenção devida ao advogado. É um projeto que tem também as consultas com psicólogos, a terapia em grupo e a terapia individual. O objetivo é dar um atendimento realmente integral ao profissional que sentir a necessidade de procurar ajuda. É muito importante falar sobre saúde mental para as pessoas procurarem ajuda. É muito importante procurar ajuda profissional”, afirmou Baracat.

A programação do Simpósio contou com as palestras “O suicídio e sua prevenção” com o médico psiquiatra Saint-Clair Bahls e a psicóloga Arianne Costa; “Desmistificando as dependências e compulsões” com o médico psiquiatra Ricardo Assmé, a enfermeira Carolina Bocchi Maia e os membros do Grupo Amor Exigente; e “Transtornos alimentares: conceitos, classificações e tratamentos” com o médico psiquiatra Glauber Higa Kaio. A palestra de encerramento ficará a cargo do médico clínico Ismael Lago, que abordará o tema “Felicidade e Longevidade”.

Projeto Saúde Mental

Além das palestras e eventos promovidos mensalmente, o Saúde Mental realiza atendimentos terapêuticos em grupos, a cada 15 dias, e individuais ambos, mediante agendamento telefônico prévio. O atendimento está sob a responsabilidade dos psicólogos e especialistas Pamella Mocelin Falleiros e Raul Alves Falleiros Neto, e pode ser agendado pelos telefones: (41) 9 9962-4996 ou (41) 9 9671-8249. Mais informações no site www.caapr.org.br/saudemental.