Profissionais de Iporã participam do projeto Valorização da Advocacia

O projeto Valorização da Advocacia – Novas Fronteiras chegou na tarde desta quinta-feira (29/2) à subseção de Iporã. Com a presença de advogados da região, o encontro foi aberto pela presidente da OAB Paraná, Marilena Winter, que participou remotamente, pelo vice-presidente Fernando Deneka, pelo diretor tesoureiro Luiz Fernando Pereira, pela presidente da subseção, Fernanda Pegorini Rufato, e pelo presidente da Caixa de Assistência dos Advogados (CAAPR), Fabiano Baracat.

A presidente da OAB Paraná, Marilena Winter, destacou o impacto do programa para a integração da advocacia paranaense. “O Valorização tem possibilitado a aproximação de toda a advocacia do Paraná. Foi um projeto que a gente construiu junto, na nossa diretoria, que é o reconhecimento de uma advocacia paranaense de excelência. Partindo da ideia de que a advocacia é uma, a OAB tem que se empenhar para trazer condições equilibradas para o exercício profissional, não importa se o advogado está em uma pequena cidade, em uma grande subseção ou na capital”, afirmou.

“Com todos os avanços tecnológicos, o nosso esforço é de oferecer condições que equilibrem as chances de quem está começado na profissão ou de quem já conseguiu se especializar ou mesmo quer mudar os rumos da carreira”, pontuou Marilena. “Estamos conhecendo muitos talentos em todo o território do estado do Paraná. Queremos que a advocacia paranaense seja reconhecida como advocacia de excelência e seja cada vez mais competitiva”, concluiu a presidente da OAB Paraná.

Capacitação

O vice-presidente Fernando Deneka explicou que o objetivo do projeto é trazer novas frentes de atuação para a advocacia. Ele lembrou que os temas abordados em cada local foram escolhidos pelas próprias subseções, de acordo as suas especificidades. “Paranaguá, tem interesse em debater direito aduaneiro e marítimo, outra subseção pode enfatizar o direito ligado ao agronegócio”, exemplificou.

Segundo Deneka, o projeto tem sido um sucesso pela capacitação técnica que proporciona. “A ideia é trazer novas frentes, porque o processo eletrônico e a digitalização de atos exigiram uma mudança nos hábitos. Muitos clientes optam por não ir ao escritório, as reuniões são virtuais, fazendo com que muitos advogados nem tenham escritórios”, afirmou.

A presidente da OAB Iporã, Fernanda Pegorini Rufato, relatou o grande interesse da subseção em receber o projeto Valorização da Advocacia, manifestado diversas vezes junto à coordenação e à diretoria da seccional. Ela agradeceu a participação da advocacia local. “Os que aceitaram o nosso convite sairão daqui com mais conhecimento do que chegaram. Não podíamos desperdiçar essa oportunidade”, atestou.

Serviços

O presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Paraná (CAA-PR), Fabiano Baracat, observou o quanto a interiorização da seccional se acelerou desde a pandemia e destacou que, atualmente, os benefícios que a CAA-PR oferece estão ao alcance de todo a advocacia do estado. “Praticamente todos os serviços da Caixa estão disponíveis para qualquer advogado no Paraná. Serviços de medicina, assessorias gratuitas de RH e de contabilidade, assessoria esportiva on-line, atendimento psicológico e muitos outros. Procurem os serviços da caixa, todos on-line, e não haverá dificuldade em utilizar da sua subseção”, disse convidando os presentes a desfrutarem ainda mais do que a Caixa tem a oferecer.

A advogada Érica Kovalechen, coordenadora do programa, junto com a presidente Marilena e o vice Deneka, manifestou sua satisfação de realizar o projeto em Iporã, subseção vizinha da sua, a de Umuarama. Érica logo abriu os debates, chamando para a mesa a mediadora dos debates, Jakeline Beloto Eller, e a primeira palestrante, Giovana Soares, que falou sobre Técnicas de Gestão e de Administração Financeira para Escritórios de Advocacia.

Clientela

Na sequência, o coordenador de Fiscalização da OAB Paraná, André Portugal, abordou o tema Valorização dos Honorários e Captação de Clientela, explicando sobre os comportamentos éticos em relação à publicidade na advocacia. O diretor tesoureiro da seccional, Luiz Fernando Pereira, fez um aparte na palestra de Portugal, dando dicas práticas sobre fidelização de clientela e como isso repercute na ampliação da carteira de clientes.

“Em nosso escritório temos todas as ferramentas de publicidade permitidas pela Ordem, mas isso importa muito pouco. Quero dizer que tudo isso é dispensável. A imensa maioria dos clientes veio por indicação de outros clientes. Essa é uma regra de ouro na advocacia”, disse Pereira.

Pereira deu dicas como não demorar mais de 24 horas para dar retorno ao cliente, cumprir os prazos estabelecidos com o cliente, tornar o atendimento tangível para alguém que não é da área jurídica, mostrar que se importa com a demanda. “Temos que nos compreender como prestadores de serviço O cliente que está contente com a prestação do serviço, fica no escritório. Mas só aquele que está entusiasmado é que indica”, ensinou Pereira.

Os debates encerraram com a palestra de Felipe Américo Moraes , que tratou do tema Crimes Digitais e Meios de Prova Forense.

De Ibaiti, os diretores da OAB Paraná e a equipe de logística do projeto Valorização da Advocacia seguem para Guaíra, onde acontece uma nova rodada de debates, a partir das 14h desta sexta-feira (1º/3). Confira a programação na subseções e as próximas cidades a receber o projeto:

01/03/2024 – Guaíra

Mesa diretora inicial: 14h (30 minutos)
Painel 1: 14h30 às 15h30 – Valorização de honorários e captação de clientela
André Portugal
Intervalo 15 minutos
Painel 2: 15h45 às 16h45 – Fake News
Juliano José Breda (mediação: Luiz Cláudio Nunes Lourenço)
Intervalo 15 minutos
Painel 3: 17h às 18h – Alterações recentes na lei das alienações fiduciárias e os bens em garantia
Gustavo Chies Cignachi (mediação: Marcela Vales)

Abril / 2024  

Cascavel, Toledo e Foz do Iguaçu

Junho/2024

Guarapuava, Pitanga, Prudentópolis, Ponta Grossa e São José dos Pinhais

Fotos: Sidnei Bonchoski