Representantes da OAB de Foz e Pato Branco são eleitos para o Conselho Estadual de Assistência Social

Representantes da OAB Paraná foram eleitos para o Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas) do Paraná, gestão 2021-2023. As advogadas Caroline Dambrós Marçal Coito (titular) e Aloma Natalia da Silva (suplente), de Pato Branco, e os advogados Renann Ferreira (titular) e Carla Giselle Duenha de Souza (suplente), de Foz do Iguaçu, são os novos representantes da advocacia no conselho, que delibera as políticas do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) no Estado no Paraná.

“A Política do SUAS deliberada pelo CEAS tem impacto em todos os municípios do estado do Paraná, e nada melhor do que a OAB ter representação de colegas das subseções do interior para equalizar as necessidades dessa política como um todo. Além disso, a presença da Ordem neste espaço é um reconhecimento de extrema importância aos advogados que atuam profissionalmente nestas áreas, tanto de forma autônoma quanto em organizações da sociedade ou órgãos governamentais como o Creas”, explica o conselheiro seccional coordenador das representações em conselho, Anderson Rodrigues Ferreira.

A política da Assistência Social está dentro do tripé da Seguridade Social, em conjunto com a Saúde e Previdência Social e tem um importante papel, que foi intensificado neste momento de pandemia, em que os setores mais vulneráveis da sociedade necessitam ainda mais das políticas de atendimento disponibilizados pela rede de atendimento do sistema.

“A a presença de profissionais do direito especializados na área para construção políticas públicas estaduais é de suma importância, tendo em vista que a área tem sofrido desmonte sistemático e perdas significativas de direitos, como toda a Seguridade Social, passando pelo desfinanciamento. A presença de operadores do direito poderá assegurar preservação de direitos da população paranaense como um todo”, conclui o Ferreira.

A posse dos novos integrantes do Ceas vai ocorrer no dia 17 de junho.