Representantes da OAB-PR acompanham apuração dos votos do 2º turno das Eleições de 2022

A presidente da OAB Paraná, Marilena Winter, esteve no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) no último domingo (31) para acompanhar a apuração dos votos do 2º turno das Eleições de 2022. Os trabalhos também foram acompanhados pelo conselheiro Ítalo Tanaka, representante da OAB na Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica do TRE-PR; pelo conselheiro federal José Augusto Araújo de Noronha; e pelo presidente da Comissão de Direito Eleitoral, Leandro Rosa. Os representantes da advocacia foram recebidos pelo presidente do TRE-PR, desembargador Wellington Emanuel Coimbra de Moura, e pelo juiz ouvidor da Corte, Thiago Paiva dos Santos.

Marilena destacou a participação da OAB Paraná nas eleições por meio de ações como o lançamento da campanha de Combate à Desinformação. “A OAB Paraná desempenhou um papel relevante nestas eleições. Além de sermos observadores ao lado de outras entidades e atuarmos efetivamente na fiscalização, agimos  em favor de eleições pacíficas e combatendo a desinformação. Fomos a única seccional a levar às ruas uma ampla campanha educativa, dialogando com a população sobre a importância do voto livre e consciente”, disse.

“As urnas eletrônicas foram testadas, auditadas e permitiram realizarmos  eleições pacíficas e seguras. Encerrado o processo, os escolhidos pela vontade soberana da maioria dos eleitores terão muitos desafios  pela frente e a total legitimidade para representar a Nação e o Estado. Desejamos sucesso, confiantes no progresso do processo democrático rumo à concretização da sociedade  justa e igualitária prevista na Constituição”, pontuou Marilena.

“Como representante da OAB na Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica do TRE-PR, pudemos apurar que efetivamente o sistema eleitoral eletrônico, que completou neste pleito 26 anos, é confiável e expressa a vontade dos eleitores, em absoluta correspondência. Esses resultados e a transparência da Justiça Eleitoral, que protagonizou a maior eleição informatizada do mundo, dão a certeza da consolidação da nossa democracia e da lisura das escolhas”, destacou Ítalo Tanaka.