Restaurada, escultura do “Homem Planta” está na sede da OAB Paraná

A escultura “Homem Planta”, criada pelo artista plástico Tony Reis, já foi instalada na sede da OAB Paraná. A obra ornamentava um dos jardinetes adotados pela seccional no entorno de sua sede, mas foi transferida para a área interna do estacionamento. A medida foi adotada para evitar que a obra, inspirada na lenda dos entes protetores das florestas, seja novamente alvo de atos de vandalismo.

A advogada Patrícia Précoma Pellanda, presidente da Comissão de Direito Ambiental da OAB Paraná, faz um apelo para que a comunidade ajude a seccional no cuidado com os espaços por meio do projeto Guardiões dos Jardinetes.

“O Homem Planta, após a restauração pelo artista Tony Reis, ficará temporariamente instalado dentro da OAB/PR, porém, com acesso visual da via pública. Tal medida integra o projeto Guardiões dos Jardinetes, idealizado e realizado pela Comissão de Direito Ambiental da OAB Paraná. O projeto é forma de conscientizar a sociedade ao cuidado e valorização dos bens públicos, artísticos e culturais. Desse modo, busca-se evitar as sucessivas depredações da obra e dos demais elementos que integram os jardinetes Erailto Thiele e Ervin Ofner, adotados pela seccional. A iniciativa é composta por outras etapas que serão oportunamente divulgadas e concluídas. Contará, inclusive, com o apoio da Comissão de Assuntos Culturais da OAB Paraná. Queremos promover o uso público consciente e o devido reconhecimento e valorização do espaço que pertence a toda a sociedade curitibana”, afirma.

Histórico

A escultura era um dos elementos dos jardinetes Erailto Thile e Ervin Ofner, localizados na Rua Cecília Meireles e na Rua Vitório Foggiato, respectivamente. Adotados em 2017 pela seccional, por iniciativa da Comissão de Direito Ambiental, os espaços foram revitalizados pelos arquitetos Gilmar de Lima e Bettina Pansera, do Instituto Atmosfera 2, entregues à comunidade em 2018, mais precisamente no dia 5 de junho — data em que se comemora o dia Mundial do Meio Ambiente.

Na ocasião, o então presidente da OAB Paraná, José Augusto Araújo de Noronha, e o então presidente da Comissão de Direito Ambiental, Alaim Stefanello, ressaltaram a importância da integração do homem com a natureza. Destacaram ainda o cuidado que entidades da sociedade civil devem ter com o meio ambiente. Além da escultura os jardinetes ganharam um projeto paisagístico que priorizou plantas nativas e novos brinquedos para os parquinhos infantis.