Com apoio da OAB Paraná, Prêmio Gestor Público reconhece as melhores iniciativas nas gestões municipais

O Prêmio Gestor Público Paraná reconheceu na última edição uma iniciativa na área da educação como a melhor do ano em 2020. O projeto Educárius EAD – inovando o ensino infantil e fundamental, do município de Guaíra, foi escolhido como destaque por criar uma ferramenta para gestão do conteúdo e atividades pedagógicas on-line para 3.504 alunos. O prêmio é uma iniciativa do Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (Sindafep) e conta com o apoio da OAB Paraná. O presidente da seccional recebeu na última terça-feira (26) o presidente do sindicato, Osmar de Araújo Gomes, e o coordenador-geral do Prêmio Gestor Público Paraná, Laerzio Chiesorin Junior que trouxeram detalhes sobre a edição mais recente.

No total, foram 308 projetos premiados, com o objetivo de reconhecer e incentivar as boas práticas da gestão pública municipal, na 8ª edição do prêmio, que e teve como tema principal Empreendedorismo e disponibilizou um banco de projetos que pode servir como inspiração para gestores públicos de todo o país.

“É uma forma de o nosso sindicato contribuir com alguma melhoria na gestão dos prefeitos, sobre como elaborar um projeto, como colocar no papel. Muitas vezes, há verbas disponíveis, mas não vêm para os municípios por falta de projeto”, conta Gomes. Ele explica que a iniciativa tem como referência um projeto que já é aplicado no Rio Grande do Sul há 20 anos. “Os recursos são poucos então é preciso aproveitá-los da melhor maneira”, ressalta o presidente do Sindafep.

“O prêmio visa reconhecer boas práticas na administração municipal. Nós ficamos muito honrados de contar com o apoio e o patrocínio da OAB que, como nós, considera que a administração municipal é fundamental na solução dos problemas e que a busca de soluções tem que ser contínua, não só por parte dos administradores, mas por toda a sociedade organizada”, explica o Chiesorin.

Em 2021, o tema do prêmio será Assistência Social, com o objetivo de reconhecer iniciativas que não só proveem o mínimo, mas que também auxiliam as pessoas a serem autossuficientes. As inscrições começam no dia 1º de março. Também podem ser inscritos projetos de outras áreas da administração pública.

O prêmio também conta com o apoio do Tribunal de Contas do Paraná, da Assembleia Legislativa do Paraná, do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná, do Conselho Regional de Economia, do Conselho Regional de Administração do Paraná, da Funpar da Universidade Federal do Paraná (UFPR), da Associação dos Municípios do Estado do Paraná e do Sebrae.