Roberto Busato é homenageado durante comemoração dos 89 anos do CFOAB

O paranaense Roberto Busato, ex-presidente do Conselho Federal da OAB, foi homenageado nesta segunda-feira (18) durante a comemoração do aniversário de 89 anos do CFOAB, em Brasília. A solenidade foi prestigiada pelo presidente da seccional, Cássio Telles, pelo ex-presidente da OAB Paraná e atual diretor-tesoureiro do CFOAB, José Augusto Araújo de Noronha, e pelos conselheiros federais Airton Molina, Artur Piancasteli, Flávio Pansieri e Graciela Marins.

Busato esteve à frente do CFOAB de 2004 a 2007. Radicado em Ponta Grossa, foi o primeiro advogado com atuação no interior a assumir a presidência do Conselho Federal e também o primeiro do Sul do Brasil a ocupar o cargo. Ele começou a integrar o CF em 1998, quando foi tesoureiro da gestão que perdurou até 2001. Nesse mesmo ano, assumiu o cargo de vice-presidente até 2004.

Contribuição internacional

Após deixar a presidência da OAB nacional, presidiu a comissão Nacional de Relações Internacionais do CFOAB, foi vice-presidente da Union Ibero-Americana de Colégios y Agrupaciones de Abogados, em Madri, Espanha, e vice-presidente da União dos Advogados de Língua Portuguesa. Também foi vice-comissário para procedimentos éticos disciplinares de advogados no Tribunal Penal Internacional de Haia, na Holanda, e presidiu o Conselho de Colégios e Ordens de Advogados do Mercosul (Coadem).