Comissões promovem palestra sobre contestação nas ações de indenização

As comissões da Advocacia Iniciante (CAI) e de Responsabilidade Civil da OAB Paraná, presididas respectivamente por Wagner Maurício e por Gabriel Bittencourt Pereira, promoveram nesta segunda-feira (18/11) um café da manhã com o tema “Contestação nas Ações de Indenização”, voltado para os jovens profissionais. Pereira recebeu a advocacia iniciante ao lado de Danielle Pancione Brüning, que integra a comissão de Responsabilidade Civil e foi a responsável por abordar o tema central do evento. Os participantes também foram recepcionados por Caetano Carcereri e Evelyn Maia, respectivamente diretor de integração e secretária da CAI.

Advogada há mais de 7 anos, atuante no ramo do Direito securitário, Danielle conduziu o evento com relevantes questionamentos e orientações acerca da elaboração e da estruturação de peças contestatórias no âmbito da responsabilidade civil. Foi especialmente abordada a análise preliminar que o advogado(a) deve realizar da petição inicial da contraparte, com atenção a aspectos como risco inicial da demanda, pretensão da parte autora, probabilidade de êxito e relevância dos documentos anexados aos autos.

Danielle destacou que esse momento é crucial para agir sempre em interesse do cliente, inclusive com atenção para a possibilidade de um acordo. A palestrante elencou ainda vários quesitos essenciais passíveis de serem abordados em sede de defesa, como preliminares, ônus da prova, existência ou não de danos morais e materiais e denunciação à lide. Ao longo da explanação foram trazidos ao debate vários exemplos de casos concretos e de como a jurisprudência do Tribunal de Justiça do Paraná tem se posicionado.