Rubia Carla Goedert é empossada presidente da OAB Ponta Grossa

A advogada Rubia Carla Goedert tomou posse na noite desta terça-feira (29) como presidente da OAB Ponta Grossa. Rubia soma-se a outras 13 advogadas paranaenses que assumem o cargo em outras subseções da OAB, fortalecendo a participação feminina nas estruturas da seccional. Ela esteve à frente do cargo na subseção desde 2017, como presidente em exercício, e é a primeira mulher eleita. Também foram empossados os advogados Ricardo Machado, como vice-presidente, Edemilson Cesar de Oliveira, como secretário-geral, Gardenia Mascarelo, no cargo de secretária-geral adjunta e Debora Maceno, como tesoureira.

A sessão solene de posse foi prestigiada pelo presidente da OAB Paraná, Cássio Telles, pela vice-presidente Marilena Winter, pelo secretário-geral Rodrigo Rios, pela secretária-geral adjunta Christhyanne Regina Bortolotto, pelo diretor tesoureiro Henrique Gaede, pelo diretor de Prerrogativas Alexandre Salomão e pela ouvidora-geral da OAB, Maria Helena Kuss. Também estiveram presentes o ex-presidente do Conselho Federal da OAB, Roberto Busato, o conselheiro federal Flávio Pansieri, a diretora da Caixa de Assistência dos Advogados (CAA-PR), Daniela Nardes, além de conselheiros estaduais, presidentes de subseções e advogados da região.

O presidente Cássio Telles quebrou o protocolo e concedeu à vice-presidente Marilena Winter a saudação oficial da Seccional à nova diretoria da subseção. Ele enalteceu o momento histórico para a instituição paranaense, que passa a contar com 14 subseções presididas por mulheres. “Aqui em Ponta Grossa temos a primeira mulher a presidir a subseção, no Paraná temos a primeira vice-presidente, um feito que temos que comemorar muito, porque significa que a nossa luta pela igualdade de gênero surtiu efeito”, disse.

Compromisso

“A cada nova diretoria, novos desafios se avizinham; a cada solenidade como esta, renovamos a fé no nosso grau, reafirmamos a importância constitucional da nossa profissão, lembrando sempre a raiz da palavra que designa a nossa profissão: advocatus, a profissão que carrega em si o signo da alteridade, aquele não deixa passar em branco o sofrimento alheio”, afirmou Marilena Winter, ao saudar os presentes.

A advogada enalteceu o importante papel da advocacia na defesa dos princípios constitucionais e na defesa da vida, lembrando da recente da tragédia em Brumadinho (confira a manifestação da seccional). “Somos pequenas partes de um todo. Todos carregamos a essência da solidariedade. Estamos ao lado da magistratura e do Ministério Público em defesa da sociedade”, disse. “Daí a importância de renovar a fé no nosso grau e nosso emprenho em prestar a solidariedade através daquilo que nos é mais caro: ajudar o outro”, frisou.

“Quão histórico é este momento, em que vemos a primeira mulher assumir a presidência da subseção de Ponta Grossa. Além disso, a diretoria é majoritariamente feminina. Temos fé que um dia este fato não terá necessidade de ser destacado, pois será natural. Mas ainda é necessário. E a OAB Paraná vem dando o exemplo a outras seccionais e à sociedade”, pontuou Marilena.

Desafios

Ao saudar os presentes, Rubia Carla falou do desafio de estar à frente da OAB Ponta Grossa. “A OAB Ponta Grossa tem pela primeira vez na direção uma mulher. Não tenho como deixar de agradecer, sinto-me privilegiada”, disse Rubia. “Quero registrar o meu reconhecimento ao advogado Edmilson Schiebelbein, ex-presidente da subseção, que possibilitou e pavimentou este caminho”, afirmou.

Ela afirmou que o foco da nova gestão será uma OAB participativa, atuante e aberta a todos. “Não mediremos esforços no serviço em prol da advocacia e da defesa das prerrogativas dos advogados”, disse. Ela lembrou, ainda, da atenção dispensada na última gestão à advocacia dativa, da luta em defesa das prerrogativas profissionais e das obras de melhoria realizadas na subseção.

“A partir de hoje, a OAB Ponta Grossa passa a ser conduzida segundo os anseios dos advogados que dela fazem parte. Nós seremos apenas o instrumento para que isso seja viabilizado. Não faltará a esta diretoria diálogo e respeito à classe, tudo alinhado com a seccional. O diálogo institucional e o respeito à classe são fundamentais para a advocacia e a melhora do sistema jurisdicional como um todo”, afirmou Rúbia.

O ex-presidente do Conselho Federal e ex-presidente da Subseção de Ponta Grossa, Roberto Busato, dedicou à presidente Rubia o pronunciamento. “Hoje abrimos um novo capítulo na história da subseção de Ponta Grossa. Pela primeira vez temos uma mulher na presidência e uma diretoria predominantemente feminina, que fará uma ótima gestão”, disse. O advogado relembrou o discurso que proferiu em 1989, quando entregou a presidência da Subseção ao sucessor, destacando os fatos que marcaram os últimos anos da instituição. “Passei nestes anos a respeitar cada vez mais a minha instituição. A OAB é um serviço público sui generis”, disse. “É profundamente necessário que o advogado tenha em mente que exerce uma função pública, por isso é necessário contar com uma Ordem atenta e combativa. Depois destes anos, as lutas continuam. Somos Dom Quixotes à procura de um bom combate”, disse.

Representando o presidente da CAA-PR, Fabiano Baracat, a diretora Daniela Melz Nardes elencou os projetos desenvolvidos pela instituição em prol da advocacia. Ela lembrou que as diretrizes da CAA estão ancoradas em três temas principais: saúde, previdência e assistência, e destacou projetos como o Escritório Compartilhado, o Corrida Legal e as campanhas de vacinação. “Fico muito feliz em participar desta posse, onde uma mulher assume o posto de presidente. Neste triênio teremos mais mulheres, eu mesmo presidi uma subseção. Tenho certeza de que teremos uma ótima gestão, que trabalharemos em prol da classe”, disse.

Agradecimento

Ao encerrar o evento, Cássio Telles reconheceu publicamente a dedicação do advogado Edmilson Schiebelbein, que presidiu a OAB Ponta Grossa por duas gestões. “Quero dizer à Edmilson que ele foi um presidente que sempre lutou, que imprimiu uma gestão participativa, democrática. Quero de público deixar registrado o reconhecimento do trabalho que ele realizou. Mais do que isso, registrar o nosso agradecimento. Também registro o nosso aplauso à advocacia ponta-grossense: temos que nos unir, porque, como diz o presidente Claudio Lamachia, em ‘um somos todos e em todos somos um’. Que seja uma gestão de muita união. Contem com o apoio da Seccional”, disse.

A Subseção de Ponta Grossa conta com 2.233 advogados cadastrados das cidades de Ponta Grossa e Carambeí. Na mesma solenidade, também foram empossados os conselheiros da OAB Ponta Grossa: Marco Aurélio Krefeta, Marcio Henrique Martins de Rezende, Allan Ricardo Guimarães Porto, Márcia Maria Barrida, Ligia Vosgerau, Valéria Mariano Costa, Rudnei Ricardo de Silos Correa, Antonio Valdellino de Oliveira, Felipe Geraldo Camargo Orane, Vanessa Cavalari Calixto, Consuelo Taques Ferreira, Alexandre Postiglione Buhrer, Maria Luiza Bello Deud, Sandra Regina Merlo, José Afonso Almeida Teixeira, Peter Emanuel Pinto, Édina Maria Machado de Melo, Valdir Ceconelo Filho, Bruno Rabelo dos Santos, Kelly Dayane Drygla de Campos e Iaçanã Beatriz do Amaral.

Com informações da Assessoria de Imprensa da OAB Ponta Grossa