Secretária Geral Adjunta da Seccional participou de reunião com nova Secretária de Justiça

A OAB Paraná participou, na última quinta-feira (13), de uma reunião onde foram discutidas as questões relativas ao setor penitenciário do Paraná.  A Secretária de Justiça empossada Maria Tereza Uille Gomes foi quem convocou e presidiu a reunião realizada no Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR),  com participação de diversas entidades para discutir questões penitenciárias. A necessidade de criação de novas vagas no sistema, especialmente no tocante ao regime semi-aberto para viabilizar a transferência de presos que se encontram em penitenciárias ou em delegacias com direito à implantação naquele regime foi uma das grandes preocupações debatidas. Também foi discutida e aprovada a criação de um sistema de integração de informações – referentes a situações prisionais e processuais – da Secretaria de Justiça, Secretaria de Segurança Pública e Tribunal de Justiça do Estado do Paraná. Segundo a Secretária Geral Adjunta da OAB Paraná, Juliana Colle Bretas, “a iniciativa da Secretária de Justiça reconheceu a importância de integrar e discutir com as instituições ligadas ao sistema de Justiça medidas para a melhoria da questão prisional e penitenciária no Estado. Todas puderam expor suas preocupações e colaborar com sugestões.”

Também partciparam da reunião, entre outras autoridades, o Corregedor-Geral da Justiça Desembargador Noeval de Quadros, o Corregedor de Justiça Desembargador Lauro Fabricio de Mello, a Delegada Assessora da Secretaria de Segurança Pública Marcia Tavares dos Santos, a Conselheira da OAB/PR e do Conselho Penitenciário Lucia Maria Beloni Correa Dias, o Conselheiro da Comissão Nacional de Direitos Humanos do Conselho Federal da OAB Dálio Zippin Filho, a Conselheira do CNJ Juíza Morgana Richa, a Juíza da Vara de Execuções Penais de Curitiba Luciana Queiroz Telles, o Juiz auxiliar da Corregedoria de Justiça Plinio Augusto Penteado de Carvalho, o Corregedor Geral do Ministério Público Moacir Gonçalves Nogueira Neto, a Coordenadora do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Execução Penal Maria Espéria Costa Moura, os Juízes Carlos Alberto Ritzmann e Roberto Negrão, o Diretor do DEPEN Cezinando Paredes e a advogada Josiane Fruet Lupion.

Foto: Assessoria de Imprensa do TJ-PR