Sede do Sicoob Advocacia será inaugurada na OAB Paraná em maio

A primeira agência paranaense do Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob) para a advocacia será instalada na sede da OAB Paraná em maio. O anúncio foi feito durante o Colégio de Tesoureiros da seccional, realizado nesta quinta-feira (11). O evento foi transmitido da sede da Ordem em Curitiba para as subseções de todo o estado e contou com a participação de Marco Sbissa, representante do Sicoob Advocacia.

O presidente da OAB Paraná, Cássio Telles, destacou a importância de uma instituição financeira voltada para a advocacia. “Vamos reverter com taxas menores, linhas de créditos especiais, atendimento especial para advogados e advogadas, tratados com toda a dignidade e todo o respeito. Esse carinho e esse atendimento especial vai ser a marca da cooperativa. Vai ser muito diferente de um banco comum”, afirmou.

Gaede ressaltou a importância de o atendimento ser voltado para a advocacia. “Será advogado atendendo advogado, com atendimento personalizado e humanizado. E esperamos que essa relação possibilite, entre tantas outras vantagens que o sistema cooperativo apresenta, a oferta de linhas de crédito em condições especiais que possam dar mais tranquilidade para o desenvolvimento de nossa profissão em casos de eventualidade”, disse.

Laus explicou que uma das principais preocupações da cooperativa é tratar adequadamente os ativos dos 9.600 cooperados. “O capital social da cooperativa nos permite fazer empréstimos, sob estritas regras de fiscalização”, disse. Também será instalada uma agência para atendimento aos advogados no centro de Curitiba.

O presidente do Conselho de Administração do Sicoob relatou que em 2020 foram concedidos R$ 17 milhões de crédito emergencial aos advogados em Santa Catarina, onde a cooperativa já vem atuando. Em média, foram R$ 50 mil por advogado, para dar capital para pagamentos de contas e suas atividades pudessem ser mantidas.

Cultura de cooperativas

O advogado Emerson Fukusima, que contribuiu com os trâmites para firmar a instalação do Sicoob Advocacia no Paraná, falou sobre a importância da adesão. “A OAB dá um grande passo em relação à parte financeira dos advogados. A cooperativa nasce dos sonhos de muitos, mas, para se concretizar, haverá necessidade do comprometimento e da ajuda de todos os integrantes da seccional”, afirmou. Ele observou que a intenção da cooperativa de crédito é no sentido de que alguém que conheça a advocacia possa ouvir e oferecer uma solução financeira.

Fukushima lembrou ainda que o interior do Paraná se move com as cooperativas agrícolas. “É possível levar também para a advocacia paranaense a compreensão do que é o cooperativismo”, concluiu.