Marilena Winter abre trabalhos do VII Colégio de Presidentes de Subseções em Francisco Beltrão

O VII Colégio de Presidentes de Subseções foi aberto oficialmente na noite da última quinta-feira (5/4), em sessão solene que reuniu advogados, autoridades, conselheiros e dirigentes da seccional em Francisco Beltrão. Os trabalhos foram conduzidos pela presidente da OAB Paraná, Marilena Winter, que enalteceu a importância dos diálogos fomentados ao longo encontro e seus reflexos em ações efetivas de valorização da advocacia.

A sessão solene contou ainda com as presenças do prefeito de Francisco Beltrão, Cleber Fontana; do vice-presidente da seccional, Fernando Deneka; do secretário-geral Henrique Gaede; da secretária-geral adjunta Roberta Santiago; do diretor tesoureiro Luiz Fernando Pereira; da diretora da Jovem Advocacia Fernanda Valério; do presidente da Caixa de Assistência dos Advogados (CAA-PR), Fabiano Baracat; das conselheiras federais, Graciela Marins e Silvana Niemczewski; da coordenadora do Colégio de Presidentes,  Maressa Pavlak Melati,  do presidente da subseção, Douglas Luvison; e dos dirigentes das 49 subseções da OAB Paraná.

“O Colégio de Presidentes é uma instância muito relevante da estrutura da OAB, é o local em que dedicamos nosso tempo e energia a refletir sobre  a missão da advocacia e dirigentes, pensando sobre a advocacia, seus desafios, seus rumos e, claro, buscando soluções, com um olhar para o futuro. Muito do que discutimos no âmbito dos colégios se converte em medidas concretas e efetivas para a nossa classe”, disse Marilena ao  saudar os presentes.

A presidente da seccional paranaense citou o trabalho de auxílio no aperfeiçoamento do Projudi e dos sistema eletrônicos e os avanços no que diz respeito às prestação jurisdicional. Entre as inúmeras contribuições do colegiado para a classe, Marilena destacou  o cadastro de inidoneidade, objeto de discussão no colégio realizado em Medianeira no mês de junho de 2023 e relatado pelo advogado Omar Cador Edine, presidente da OAB União da Vitória.

“Deliberamos para que constasse na Carta de Medianeira o encaminhamento da proposta ao Conselho Federal. A OAB Nacional anunciou em fevereiro deste ano a criação do banco de dados nacional de inidoneidade moral, uma base disponível para consulta por todas as seccionais. É uma medida importantíssima, que vai ao encontro de um dos principais valores da advocacia nacional, que é a defesa da ética, que não pode se submeter a meras fronteiras geográficas “, frisou.

Marilena enalteceu ainda que a pauta da 7ª edição do Colégio de Presidentes  é composta de temas que os presidentes de subseções extraíram dos encontros da jovem advocacia. “É um trabalho de escuta realizado pelos nossos jovens presidentes, que ouvindo das Comissões da Advocacia Iniciante trouxeram sugestões de aperfeiçoamento da nossa advocacia. Com esses exemplos quero enaltecer o trabalho de cada um dos presentes, que torna a seccional paranaense um exemplo para vários estados brasileiros”, disse.

Confira a galeria de fotos.