Solenidade dá posse à nova diretoria de Maringá

Composta pelo presidente Eder Fabrilo Rosa, pela vice-presidente Simone Costa Meister, pela secretária-geral Liana Carla Gonçalves dos Santos, pela secretária-geral adjunta Marice Taques Pereira e pelo tesoureiro Pedro Henrique Souza, pelo diretor de Prerrogativas Diego Marchiotti, pelo diretor da Jovem Advocacia Fernando Hortêncio, a diretoria da OAB Maringá para o triênio 2022-2024 foi solenemente empossada na noite de sexta-feira (3/6), em cerimônia conduzida pela presidente da OAB Paraná, Marilena Winter diante das mais dee 500 pessoas que lotaram o auditório do Country Club. Também foram solenemente empossados a delegada da Caixa de Assistência (CAA/PR), Juliana Van Linschoten, e os conselheiros da subseção (veja quadro abaixo).

Marilena parabenizou a nova diretoria empossada, e ressaltou: “Estamos prontos para reiniciar mais um período de novas e grandes realizações, envidando esforços no fortalecimento do espírito de união entre toda a advocacia paranaense. Não estamos mais falando da advocacia a partir de um local, de uma cidade. Antes falávamos sempre na interiorização. Hoje não discutimos mais a interiorização, mas a superação das fronteiras dentro de nossos próprios territórios. Hoje os desafios são iguais para todos os advogados e advogadas do país.”
Marilena anunciou ainda grandes ações já em curso, como “a nomeação de quase 350 servidores nas comarcas paranaenses, com o objetivo de dar mais celeridade ao atendimento para o advogado e o jurisdicionado”.

A primeira advogada a presidir a seccional também reforçou a importância da solenidade, cheia de simbolismos, marcando o início de uma nova gestão à frente da OAB, de um grupo de advogados determinados, capazes e prontos a fazerem a diferença. A diretoria da OAB Paraná foi também representada pelo vice-presidente Fernando Deneka, pelo secretário-geral Henrique Gaede e pela diretora da Jovem Advocacia Fernanda Valério. Estiveram também presentes o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Paraná, Fabiano Baracat, a conselheira federal suplente Silvana Niemczewski, a presidente do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB Paraná, Adriana D´Avila Oliveira, o conselheiro seccional Emerson Fukushima, coordenador do Observatório do Judiciário, outros conselheiros estaduais, presidentes de subseções da região, autoridades do judiciário, da segurança pública, de entidades da sociedade civil organizada e de classe. Estiveram presentes ainda o prefeito Ulisses Maia, deputados, secretários municipais, vereadores, além de advogados e familiares.

Combatividade

Rosa, o novo presidente, destacou os desafios que se colocam com a OAB sendo agredida por aqueles que buscam solapar as instituições democráticas. “Acredito numa OAB não só inclusiva, mas também participativa e combativa, que não admitirá ataques a direitos constitucionalmente garantidos, assim como não será conivente com qualquer tipo de preconceito por conta de raça, cor, gênero, idade, trabalho, credo religioso ou convicções políticas.”

A primeira presidente da OAB Maringá Ana Cláudia Pirajá Bandeira (gestão 2019/2021), agora conselheira federal titular pelo Paraná, também fez uso da palavra. “Representar a subseção foi um grande desafio. Miramos o compromisso com a dignidade e o respeito à advocacia e à sociedade. Passamos por um dos maiores desafios da história, a pandemia, e atuamos para garantir o andamento processual, pela atuação dos advogados, que efetivamente fizeram a justiça acontecer, atuamos junto aos Tribunais, demos assistência aos mais necessitados e choramos a perda de muitos colegas”, disse, tomada pela emoção. Sobre Eder Fabrilo Rosa, Ana Cláudia afirmou que “com certeza fará uma gestão plural, inclusiva, atendendo aos anseios de toda a advocacia”.

O prefeito Ulisses Maia renovou o compromisso de colaboração e cooperação entre a prefeitura e a OAB. Hoje, segundo Maia, existem quase 50 conselhos municipais, espaços democráticos de discussão, sempre pautados pelo interesse público, e tudo isso conta com a presença de advogados em quase todos eles. “Tenho certeza que este grupo continuará buscando uma OAB cada vez mais inclusiva, solidária e humana, sempre pautada na luta por justiça. Sucesso a esta nova gestão da nossa OAB, entidade que muito me honra em fazer parte”, destaca.

Confira na íntegra o discurso do novo presidente da subseção:

“É com grande honra e com muita determinação que assumo esse honroso cargo que me foi confiado pela advocacia maringaense. Eu sei exatamente quais são os desafios que a Ordem dos Advogados do Brasil enfrenta e, talvez possa imaginar aqueles que estão por vir. Mas também sei que estou plenamente amparado pela Simone, pela Liana, pela Marice, pelo Pedro, pelo Diego e pelo Fernando que, juntos comigo, compõem a diretoria desta subseção e eu falo isso não como perspectiva ou expectativa, mas com a comprovação de quem já tem sido amparado fortemente e com unidade profunda nesses cinco primeiros meses de gestão. Quanta coisa já fizemos nestes cinco meses, não é mesmo?

Com eles espero enfrentar os desafios que serão colocados, não para mim, mas para a OAB que hoje vem sendo alvo de inúmeras e injustas agressões daqueles, cujo único interesse é solapar as instituições democráticas quem mantêm a unidade e a segurança da República Brasileira. E é por esse motivo que acredito numa OAB não só inclusiva, mas também participativa e combativa, que não admitirá ataques a direitos constitucionalmente garantidos, assim como não será conivente com qualquer tipo de preconceito por conta de raça, cor, gênero, idade, trabalho, credo religioso ou convicções políticas. Temos comissões atuantes e que muito nos orgulham pelo seu trabalho na promoção de estudo e combate ao racismo, na igualdade racial, combate à violência de gênero.

Mas, acima de tudo, uma OAB que não admitirá que o advogado e a advogada sejam agredidos em função de sua atuação profissional com a violação de suas prerrogativas e a desvalorização da profissão, o que combateremos com qualificação constante e vigília incessante. Cada um de vocês, colegas advogados aqui presentes, pode ter certeza de que esta diretoria estará ao seu lado sempre que uma causa justa nos for apresentada, envolvendo a dignidade de sua profissão ou a defesa de um direito que lhes foi confiado.

Também nos momentos de harmonia e convivência, contem conosco, porque temos para a Subseção projetos que beneficiam e estimulam a cultura, o esporte, a convivência entre os colegas e seus companheiros, filhos, amigos, por isso, nos acompanhem de perto e estejam juntos conosco para fortalecer os laços que nos unem na profissão e nos momentos de lazer e alegria. Esses projetos são fruto do trabalho árduo e incansável dos presidentes, vice-presidentes, secretários e membros de nossas comissões a quem devo meu profundo respeito e minha gratidão pelo trabalho que desenvolvem, são vocês que estreitam os laços com a sociedade num papel relevante que faz com que a Ordem dos Advogados do Brasil seja a instituição de classe mais respeitada e ouvida de nosso país. Muito obrigado a todos vocês que compõem as comissões desta subseção.

Às Advogadas, avós, mães, jovens, deixo aqui meu apreço e admiração. Nós sabemos que o trabalho é dobrado, sabemos que ainda há muitas barreiras a serem enfrentadas e superadas e temos total convicção que juntos podemos avançar muito mais nessa luta, tenho em minha diretoria três grandes mulheres, três grandes advogadas que me inspiram e me estimulam.

E por fim, quero me dirigir aos jovens. Jovens advogados que são a inspiração e a força da nova advocacia, são vocês que trazem a transformação, o dinamismo e a inovação que refrescam os ares da advocacia, que arejam nossa profissão com a força da sua juventude. São vocês que construirão a nova Ordem dos Advogados e é importante que estejam totalmente cientes desta grande responsabilidade, porque a nossa, daqueles cuja OAB tem ainda 4 ou 5 dígitos, é entendê-los, ouvi-los e, assim fazendo, tentar mostrar os melhores caminhos, mas o destino e o resultado de sua vida dentro da Ordem são vocês quem determinarão e é para ajudá-los nessa caminhada que eu digo sem nenhum receio: contem comigo, com os diretores que estão comigo, em especial o Fernando e o Diego para caminhar ao seu lado. Saibam que não será fácil, mas o caminho da virtude é sempre mais estreito e mais difícil que o caminho do vício ou do fracasso.

Eu acredito em cada um de vocês, meus colegas advogados e advogadas. Eu espero que cada um de vocês esteja ao meu lado e ao lado da minha diretoria e conselho nesses 3 anos. Vamos seguir juntos, fortalecidos pelas nossas qualidades e nos amparando mutuamente nos momentos de dificuldade para construir mais um capítulo dessa bela história, merecedores da confiança que a sociedade deposita na Ordem dos Advogados do Brasil.

Minha gratidão a todos e todas e contem comigo sempre.”

 

 

 

CONSELHEIROS EMPOSSADOS

Angélica Oliveira Mazzaro Pinelli

Cassiana Lino Amaro

Deborah Francielle M. Polsaque Alves

Giselly Campelo Rodrigues

Izabella Ferreira Martins Militão

Maria Augusta Costa Takeuti

Mauricio Domingos

Natália Ferruzzi Lima

Roberta Peralto de Oliveira

Rodolfo Menengoti Gonçalves Ribeiro

Taiane Ramos Lento da Silva

Tiago Augusto de Macedo Binati

Vinícius Secafen Mingati

Vitor Ottoboni Pavan

Wilson Luiz De Assis Teixeira Junior

Ana Paula De Sá Pereira

Bruno Watermann dos Santos

Caroline Felix da Silva Siqueira

Cláudia Regina Voroniuk

Cristianne Ganem Kisner

Daniel da Silva Valadares

]Hugo Daniel Sfasciotti Franco

Juliano Garbuggio

Lucas Nogueira Rodrigues da Silva

Marcus Geandré Nakano Ramiro

Nida Saleh Hatoum

Rafael Lima Yamao

Rafaela Fávaro Lopes

Raphael Farias Martins

Ronis José Silva