Subseções realizam atividades para marcar o outubro rosa

As subseções de Cascavel, Maringá, Santo Antônio da Platina e Telêmaco Borba promoveram neste início de mês atividades para marcar o outubro rosa, dedicado à prevenção do câncer de mama. Em Maringá, a iluminação especial alusiva à data foi inaugurada na noite de quinta-feira (3/10), ocasião à qual as dirigentes locais compareceram vestidas de rosa. Em Cascavel, um manto cor-de-rosa cobre a subseção como lembrete às mulheres.

Em Telêmaco Borba a subseção se uniu a outras entidades na Caminhada Rosa/Azul que abriu a programação de alerta preventivo dos meses de outubro (câncer de mama) e novembro (câncer de próstata). A Comissão da Mulher Advogada também está promovendo uma ação com a detentas na carceragem da cidade. Entre as atividades, está prevista a capacitação para técnicos em enfermagem na sede local da OAB. Em Santo Antônio da Platina, um passeata marcou o lançamento da campanha do outubro rosa no sábado (5/10).

Dirigentes da seccional e das subseções da OAB abraçam a causa para estimular todas as mulheres a fazerem o autoexame, a mamografia e as consultas médicas periódicas. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, a detecção precoce, proporcionada pelo cumprimento à risca das medidas preventivas, as chances de cura do câncer de mama superam os 90%.

O conceito do outubro rosa começou a surgir em 1990, quando a Fundação Susan G. Komen For The Cure distribuiu laços cor-de-rosa aos participantes da Corrida pela Cura, realizada em Nova York. Desde então, os lacinhos passaram a simbolizar a luta contra o câncer de mama mundo afora. No fim dos anos 90,  o calendário de eventos incluía desfiles de modas, campeonatos de boliche, corridas e outros esportes. As entidades escolheram o mês de outubro para enfeitar monumentos e distribuir lacinhos.

Atualmente, monumentos globalmente conhecidos — como a Torre Eiffel, em Paris, o Empire State Building, em Nova York, e o Cristo Redentor, no Rio — recebem iluminação rosa durante todo o mês de outubro. As sedes da OAB Paraná e de diversas subseções também exibem a iluminação especial desde o início do mês.