TJ concluiu a implantação do Projudi em todas as 156 comarcas do Paraná

O Tribunal de Justiça concluiu na última semana a implantação do Processo Judicial Digital (Projudi) em todas as comarcas do Paraná. Com a  instalação do sistema na Comarca de Sengés, o Judiciário estadual  paranaense dá mais um passo no caminho da completa informatização. “Essa era uma das principais metas da nossa gestão. A implantação do  Projudi nas 156 comarcas vai agilizar muito a prestação jurisdicional  à população do nosso Estado”, afirmou o presidente do TJ-PR, desembargador Celso Rotoli de Macedo.

O Projudi tem no Paraná 248.457 processos registrados, 159.748  processos ativos e 16.284 advogados cadastrados. O processo judicial  digital, também chamado de processo virtual ou de processo eletrônico,  tem como objetivo gerenciar e controlar os trâmites de processos  judiciais nos Tribunais de forma eletrônica, reduzindo tempo e custos. O principal intuito é a completa informatização da Justiça, acabando  com a burocracia dos atos processuais, permitindo o acesso imediato  aos processos. O sistema possibilita que todo o trâmite de um processo  judicial se dê em meio eletrônico, informatizando as rotinas  cartorárias, acelerando a tramitação de processos, acabando com o  armazenamento e transporte de documentos em papel e garantindo a  integridade e a autenticidade com a utilização de assinatura digital. Na definição do CNJ, o Projudi é “um sistema de informática que  reproduz todo o procedimento judicial em meio eletrônico, substituindo  o registro dos atos processos realizados no papel por armazenamento e  manipulação dos autos em meio digital”.

Para garantir o pleno funcionamento do Projudi, o TJ também implantou um sistema alternativo de acesso à internet, que entra em funcionamento caso a conexão principal deixe de funcionar. “Hoje são conexões de no mínimo 4Mb, até 16Mb. Seguimos as diretrizes do Conselho Nacional de Justiça, que nos permitem saber o que será exigido no futuro”, explicou a executiva de Negócias da Oi, Ana Jandira Corrêa Fernandes, durante reunião com o presidente do Tj, na última semana.

Fonte: Assessoria de Imprensa do TJ-PR 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *