1º Grau: TJ-PR divulga resultado final do concurso para o cargo de Juiz Substituto

O Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) divulgou na última segunda-feira (25) o resultado final do concurso público para o cargo de Juiz Substituto do Estado (Edital nº 51/2019). Dos mais de 11 mil inscritos, 57 candidatos foram aprovados – 22 deles tomarão posse na sexta-feira (29/11). O presidente da seccional, Cássio Telles, reitera que a advocacia espera que o preenchimento das vagas promova celeridade na primeira instância, uma vez que várias seções judiciárias estão sem magistrado substituto.

A OAB Paraná, representada pela vice-presidente Marilena Winter e pela advogada Rogéria Dotti, participou da banca examinadora do concurso instaurado em 2018, por designação do ex-presidente José Augusto Araújo de Noronha. “O trabalho dos representantes da OAB na banca consiste em apresentar questões e corrigir provas da fase discursiva (foram mais de 800), responder eventuais recursos e participar da banca da prova oral”, esclarece Marilena.

“Além disso, acompanhamos todas as etapas também como observadores, representando a sociedade. Assim atuamos em todos os concursos públicos que primam pela transparência do processo. No caso da magistratura, serão preenchidas de imediato 22 vagas. As nomeações saem no próximo dia 29. Penso que, pelo número de inscritos e pela complexidade do certame, este concurso tramitou com celeridade e o Tribunal assegurou um número relevante de vagas, que, acredito, vai realmente contribuir para a melhora do sistema em primeiro grau”, ponderou a vice-presidente da OAB Paraná.

Na avaliação de Rogéria Dotti, o concurso foi diferenciado em virtude de sua dimensão e celeridade. “Dele participaram 11.092 candidatos, tendo se verificado um aumento de quase 44% em relação ao concurso anterior, quando participaram 7.720 candidatos. Destaque-se ainda que os trabalhos da banca e da equipe de apoio foram muito ágeis. As provas tiveram início em março e no final de novembro foram divulgados os resultados. Ou seja, houve significativa celeridade e agilidade em todas as etapas”, esclarece.

“A Comissão foi presidida de forma muito eficiente pelo Desembargador Espedito Reis do Amaral, contando com o apoio técnico de Edna Paschoalina Souza Paula e de outros dedicados servidores. Atuei em conjunto com a vice-presidente Marilena Winter, não apenas na elaboração de questões, mas também na correção das provas, arguições orais e análise de recursos”, destaca Rogéria.

“Representar a OAB Paraná foi muito gratificante, pois foi possível perceber a dedicação da própria Banca e o grande preparo dos candidatos. Pudemos conhecer jovens extremamente estudiosos e que conheciam profundamente não apenas a doutrina e a legislação, mas principalmente a orientação atual dos Tribunais Superiores. Ficou claro também o respeito à OAB, às instituições em geral e, principalmente, aos precedentes judiciais”, frisa. “Deixo aqui registrado o meu reconhecimento a esses novos juízes que passarão a representar a Justiça em nosso Estado”, conclui.

Confira aqui a lista com a relação de aprovados