TRT planeja implantar o PJe em todas as VTs do Paraná até o final do ano

Por determinação do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), até o final do ano todas as novas ações nas 97 varas do trabalho do Paraná deverão estar operando pelo sistema PJe-JT.

Para atenuar as dificuldades de adaptação de magistrados, servidores, advogados e procuradores, e concentrar as ações de apoio e orientações, será criado um portal na internet. Haverá ainda uma estrutura especial de suporte técnico com “varas madrinhas” e “magistrados consultores”, além de um tira-dúvidas online. A ideia é aproveitar ao máximo a experiência das varas que já trabalham com o PJe (madrinhas) para pavimentar o caminho daqueles que vão usar a ferramenta pela primeira vez. Neste ponto, segundo o gerente do projeto, Luciano Kuehne, será utilizado todo o aprendizado da implantação do PJe em 24 varas do trabalho, em 2012, para antecipar soluções e mitigar os problemas.

Antes do ingresso no PJe, magistrados e servidores receberão capacitação para operar o sistema. Haverá um estágio na vara madrinha e, depois, durante a implantação, cada unidade terá o auxílio presencial de um servidor com experiência.

A primeira etapa de implantação está prevista para o dia 27 de abril, quando PJe-JT será implantado em doze Varas do Trabalho – Jaguariaíva, Laranjeiras do Sul, Palmas, Wenceslau Braz, Assis Chateaubriand, Ivaiporã, Marechal Cândido Rondon, Jacarezinho, Telêmaco Borba, Dois Vizinhos, Nova Esperança e Bandeirantes.

A partir de 20 de julho, outras 21 varas implantarão o programa: Arapongas, Cambé, Santo Antonio da Platina, União da Vitória, Rolândia, Cianorte, Porecatu, Campo Mourão, Paranavaí, Fórum de Foz do Iguaçu (3 varas), Fórum de Toledo (2 varas), Fórum de Pato Branco (2 varas), Fórum de Paranaguá (3 varas) e Fórum de Guarapuava (2 varas).

Em 5 de outubro, integram-se ao PJe os Fóruns de Umuarama (2 varas), Francisco Beltrão (2 varas), Maringá (5 varas) e Londrina (8 varas). A partir de 30 de outubro, o PJe será implantado nas 23 varas do trabalho do Fórum de Curitiba, atingindo 100% da estrutura da Justiça do Trabalho no Paraná.

O gerente do Projeto PJe-2015 na Justiça do Trabalho do Paraná é o servidor Luciano Kuhene. Dúvidas podem ser encaminhadas para pje2015@trt9.jus.br ou pelo telefone (41) 3310-7101.

Fonte: Assessoria de Comunicação do TRT-PR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *