UFPR descerra busto em homenagem a Vieira Netto, patrono da advocacia paranaense

A Universidade Federal do Paraná prestou nesta quinta-feira (10/12) uma homenagem ao professor José Rodrigues Vieira Netto, patrono da advocacia paranaense. Um busto do jurista foi descerrado e instalado no saguão em frente ao salão nobre da Faculdade de Direito, no prédio histórico da UFPR, na presença de autoridades, professores, alunos e familiares do homenageado. O secretário-geral Rodrigo Sánchez Rios representou a OAB Paraná no evento.

Além de ter sido um dos mais destacados juristas brasileiros, Vieira Netto representa a luta da advocacia paranaense pelo Estado Democrático de Direito. Por essa razão, a maior honraria concedida pela OAB Paraná leva o seu nome – a Medalha Vieira Netto, instituída no ano 2000 e já conferida a Alir Ratacheski, Egas Dirceu Moniz de Aragão, Eduardo Rocha Virmond, Newton José de Sisti, René Ariel Dotti, Alfredo de Assis Gonçalves Neto e Edni de Andrade Arruda.

“Como afirmou o professor José Antônio Peres Gediel em seu discurso na data de hoje, o pensamento do jurista, advogado e político José Rodrigues Vieira Netto permanece vivo e atual. Na perspectiva da memória acadêmica, muitos de nós obtivemos a imagem do intelectual engajado, do advogado combativo pelas liberdades e do político defensor da democracia, a partir das lições dos nossos mestres, entre eles, os professores José Francisco Muniz e Lamartine Corrêa Filho”, disse Rodrigo Rios.

Para o secretário-geral, no tocante à memória cívica, o advogado José Rodrigues Vieira Netto é um verdadeiro referencial para todos os profissionais que almejam uma sociedade justa e igualitária. “A Ordem dos Advogados do Brasil vem se associar a esta homenagem que coincide, em boa hora, com a recondução de Ricardo Marcelo Fonseca ao cargo de Magnífico Reitor da Universidade Federal do Paraná”, completou Rios.

História

José Rodrigues Vieira Netto começou a lecionar na Faculdade de Direito da Faculdade de Direito da então Universidade do Paraná em 1934. Vieira Netto foi professor, jurista, advogado e político. Foi aposentado de maneira forçada durante a Ditadura Militar e morreu em 1973. Durante a cerimônia, o reitor Ricardo Marcelo Fonseca fez um pedido de desculpas à família do professor pelo ocorrido: “A memória de Vieira Netto e o que aconteceu com ele precisava ser evidenciado e destacado”, afirmou o reitor.

O busto do professor Vieira Netto é um dos quatro marcos do Museu do Percurso da UFPR. O objetivo é destacar momentos importantes da memória da Universidade Federal do Paraná.

Participaram da cerimônia o reitor Ricardo Marcelo Fonseca, a vice-reitora Graciela Bolzon de Muniz, o diretor do Setor de Ciências Jurídicas, professor Sérgio Said Staut Júnior, a vice-diretora do Setor de Ciências Jurídicas, professora Maria Cândida Pires Vieira do Amaral Kroetz, e a diretora do Setor de Ciências Jurídicas (2016-2020), professora Vera Karam de Chueri. A maioria dos convidados participou da cerimônia de forma remota, devido à pandemia de covid-19. O evento seguiu todas as normas de segurança e foi transmitido pelo canal do Youtube da UFPR TV.

Para a OAB Paraná, é significativo que Vieira Netto e o desembargador Oto Sponholz tenham sido homenageados no mesmo dia, respectivamente na UFPR e no Centro Judiciário de Curitiba. “Foram ambos aguerridos combatentes em prol da liberdade e do Estado Democrático de Direito”, assinala Cássio Telles, presidente da seccional.

Leia também: Oto Sponholz, ex-presidente da OAB Paraná, é patrono de espaço destinado à comissão da verdade

• Com informações do site da UFPR