Oto Sponholz, ex-presidente da OAB-PR, é patrono de espaço destinado à Comissão da Verdade

O Tribunal de Justiça do Paraná inaugurou nesta quinta-feira (10), no Centro Judiciário de Curitiba, o Espaço Lume, que abrigará a Comissão da Verdade do TJ-PR. O espaço, que servirá para pesquisa sobre os períodos de arbítrio no país, em especial sobre o regime pós 1964, leva o nome do desembargador Oto Luiz Sponholz, um defensor da liberdade de expressão e combatente das lutas pelo Estado Democrático de Direito.

“Oto Sponholz dignificou a magistratura e a advocacia. Como advogado foi um amante da liberdade e um ativo combatente em prol da democracia, olhando para todos, especialmente os que sofreram no cárcere por conta da privação da liberdade. Foi dirigente da Ordem, no período da redemocratização, um momento conturbado da história que exigiu muita firmeza e coragem . É um orgulho para a OAB Paraná ver o nome do seu ex-presidente nesta sala que mostra, com imagens e documentos, a crueldade do arbítrio, para que jamais revivamos períodos de sacrifício à democracia”, disse o presidente da OAB Paraná, Cássio Telles.

Oto Sponholz foi presidente da OAB Paraná de 1983 a 1985. Assumiu o cargo de desembargador pelo quinto constitucional em 1986. Foi presidente do TJ-PR de 2003 a 2004, aposentando-se em 2011. Faleceu pouco depois de completar 74 anos, em 17 de dezembro de 2015.

A escolha do nome dele para a homenagem foi feita pela desembargadora Maria Aparecida Blanco de Lima. A esposa Lúcia Helena e os filhos Letícia e Oto Luiz Sponholz Júnior também acompanharam o descerramento da placa.

A homenagem é emblemática, uma vez que também nesta quinta-feira outro grande nome da advocacia paranaense e combatente na luta pelo Estado Democrático foi reverenciado. Trata-se do patrono José Rodrigues Vieira Netto, homenageado pela Universidade Federal do Paraná, que descerrou e instalou o busto do renomado jurista no prédio histórico da Faculdade de Direito.