Edni Arruda discursa em homenagem do TJ-PR à ministra Denise Arruda

Em solenidade realizada na manhã desta quinta-feira (10/12), o Centro Judiciário de Curitiba foi batizado, em homenagem póstuma, com o nome da ministra Denise Arruda”. A escolha foi aprovada em março pelo Órgão Especial do TJ-PR, como forma de reverenciar a primeira paranaense a assumir o cargo de ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Na cerimônia, a advocacia paranaense foi representada pelo presidente da OAB Paraná, Cássio Telles. Como representante da família, a advogada Edni Arruda fez um discurso em homenagem à ministra.

“A nominação do Centro Judiciário em homenagem à Ministra Denise Martins Arruda constitui justo reconhecimento à magistrada, cuja trajetória muito contribuiu para o bom nome do Poder Judiciário estadual”, pontuou o presidente do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), Adalberto Xisto Pereira, no momento da escolha de seu nome como patronesse do Centro Judiciário de Curitiba.

Trajetória

Denise Martins Arruda, natural de Guarapuava, iniciou a sua carreira na magistratura estadual após concurso para o cargo de Juiz Substituto, em 1966. Ela atuou nas Comarcas de Jacarezinho, Santo Antônio da Platina, Mallet, Jandaia do Sul, Peabiru, Londrina e Curitiba.

No dia 14 de setembro de 1993, foi nomeada Juíza do Tribunal de Alçada, no qual exerceu a Vice-Presidência, no ano de 2001, tendo sido a primeira mulher a ocupar um cargo de direção no Judiciário Paranaense. No dia 29 de janeiro de 2002, foi promovida a Desembargadora do Tribunal de Justiça, cargo que exerceu até 18 de novembro de 2003, quando foi nomeada Ministra do Superior Tribunal de Justiça.