Voluntárias do Projeto Moda, Sustentabilidade e Solidariedade fazem entrega de vestidos e conjuntos infantis

Vestidos e conjuntos infantis confeccionados com itens arrecadados no Projeto Moda, Sustentabilidade e Solidariedade foram entregues na tarde desta segunda-feira (20/9) a crianças da  Associação Mantenedora de Apoio à Criança de Risco e com Câncer (Instituto AMA). As peças foram destinadas a 81 meninos e 56 meninas, totalizando 137 conjuntos costurados com tecidos de camisas e gravatas doadas por advogados e advogadas. A iniciativa conta com o apoio da Caixa de Assistência dos Advogados do Paraná (CAA-PR) e da Comissão de Assuntos Culturais da seccional e foi desenvolvida em parceria com as ONGs Quem Costura a Alma Cura e a Associação Pontos com Amor, que transformam peças do vestuário adulto em roupas infantis para crianças carentes.

O Instituto AMA atende crianças especiais, com câncer e em situação de risco. “A recepção foi muito boa. Pudemos conhecer o instituto e acompanhar o trabalho, que é bastante sério. A pedagoga Mirele Macedo da Fonseca, que nos recebeu, demonstrou muito entusiasmo pela campanha. Explicamos como feita, detalhando a interação com a advocacia e o conceito de sustentabilidade previsto entre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU. Dissemos a ela também que neste momento pensamos em oferecer as roupinhas às crianças com um olhar no futuro, pois a ideia da sustentabilidade pressupõe o uso dos bens de consumo de forma compartilhada”, sublinhou a vice-presidente da OAB Paraná, Marilena Winter.

Consumo consciente

Marilena Winter contou ainda como os advogados ficam felizes de fazer parte desse projeto. “Queremos que, ao receber as roupas, as crianças sintam que foram feitas para elas, não são roupas descartadas. As peças são exclusivas, pois cada uma tem um bordado, uma aplicação diferente. São peças praticamente novas, feitas a partir de camisas 100% reutilizáveis, selecionadas com muito critério para se transformar em uma outra peça nova para as crianças”, disse, destacando ainda o aspecto do consumo mais consciente. “Queremos passar a ideia de que um bem produzido e usado por uma pessoa pode se transformar em uma peça nova, em algo recriado. É o que nossas parceiras dos dois grupos de costura fazem. No Instituto AMA, destacamos que o trabalho de costura é voluntário e feito com muito carinho. O conceito de moda se aplica justamente porque cada peça tem a customização planejada”.

A vice-presidente da seccional destaca que a campanha foi muito bem vista pelo Instituto AMA, onde todas as doações são muito bem-vindas. “A pedagoga disse que passará os conceitos adiante na entrega das roupas às crianças. Até combinamos que, quando as crianças voltarem a estar lá, presencialmente, promoveremos uma interação para explicar o que a advocacia faz, o papel da vestimenta nessa apresentação mais formal e o quanto nos trouxe alegria poder confeccionar esses presentes para a crianças”, completou.

“É um local muito bem cuidado, onde é possível perceber muito amor e carinho pelas crianças em todos os detalhes”, conta a advogada Caroline Cavet, presidente da Comissão de Juizados Especiais da OAB Paraná e vice-presidente da Associação Pontos com Amor. As crianças não estavam presentes porque, em razão da pandemia, não retomaram as atividades presenciais. Essa retomada está prevista para acontecer em outubro.

Parceria

A ação da OAB Paraná e das entidades parceiras está alinhada aos ODS da ONU, que a OAB Paraná tem procurado cada vez mais acompanhar. A campanha foi desenvolvida com dois objetivos como norte: a sustentabilidade, com o reaproveitamento como uma forma de compensar o consumo que gera ônus para o meio ambiente; e a solidariedade, que levará não só roupas, mas autoestima às crianças que vão receber as doações. Esses pilares também inspiram a Associação Pontos com Amor, que trabalha com prática upcycling, que seria uma reutilização criativa dos materiais. Na Quem Costura a Alma Cura, sete mulheres de diversas áreas se reúnem para confeccionar vestidos para meninas em situação de vulnerabilidade social.

Telêmaco Borba

Na semana passada, o Centro de Convivência da Criança, de Telêmaco Borba, foi beneficiado com 57 doações. A ação foi coordenada pela subseção, presidida pela advogada Andreia Toledo. Algumas crianças compareceram e puderam receber os modelos. Também foram brindadas com um bolo para festejar a distribuição das roupas.

Nesta semana serão entregues roupas infantis também nas associações Amigos da Caximba (dia 21, às 14h) e Vila Zumbi (dia 22, às 14h30). Na Associação Amigos da Caximba serão entregues 294 conjuntos para meninos e meninas, e na Vila Zumbi serão 138, beneficiando um total de 626 crianças.