XXIII Conferência Nacional: paranaenses serão destaque nos debates do maior encontro da advocacia nacional

Mais uma vez, os paranaenses serão destaque nos debates do maior encontro da advocacia nacional. A programação da XXIII Conferência Nacional da Advocacia Brasileira já tem confirmadas as presenças de nomes como o do ministro Luiz Edson Fachin, Juliano Breda, Flávio Pansieri, Eduardo Talamini, Melina Fachin, Clèmerson Merlin Clève, Marçal Justen Filho, Elias Mattar Assad e Lara Selem.

O evento será realizado entre os dias 27 e 30 de novembro de 2017, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo. O tema desta edição será “Em defesa dos direitos fundamentais: pilares da democracia, conquistas da cidadania”. A Conferência é realizada em parceria entre o Conselho Federal da OAB e a Seccional de São Paulo.

O Paraná pretende levar uma das maiores delegações para a conferência nacional. “Os advogados do Paraná têm a chance de participar deste grande evento, e juntamente com todos nós da OAB debater o futuro da advocacia e do Brasil. Por se tratar de São Paulo, que é muito próximo de Curitiba, acreditamos que o Paraná tenha uma grande delegação e que possamos ser a maior depois de São Paulo e do Rio de Janeiro”, pontua o presidente da seccional, José Augusto Araújo de Noronha.

“A OAB Paraná conclama todos aqueles que se interessam pelo futuro a participar da maior tribuna livre da advocacia, debatendo, apresentando propostas e questionando os rumos que tem tomado a advocacia brasileira. É o momento de debatermos e avaliarmos o cenário que temos hoje, de mais de 1  milhão de advogados, 1320 faculdades de Direito e o ideal de Exame de Ordem que desejamos”, acrescentou Noronha.

A delegação paranaense se destacou pelo número de participantes na XXII Conferência Nacional dos Advogados, realizada no Rio de Janeiro, em 2014. Entre os 16.630 inscritos no evento, 6.851 são advogados e 8.347 estudantes. Os paranaenses somaram 413, ficando atrás do Rio de Janeiro, com 9.237 (entre advogados e quase a totalidade dos estudantes); São Paulo, com 639 inscrições; Minas Gerais, com 558; e Bahia, que trouxe 430 advogados ao Riocentro.

Proporcionalmente ao número de advogados das respectivas seccionais, o Paraná ficou em terceiro lugar, com 0,8% do total de 49.068 advogados inscritos na seccional paranaense.

Inscrições

As inscrições para a edição deste ano já estão abertas e podem ser realizadas no portal da XXIII Conferência Nacional. Os valores são os seguintes: estudantes, R$ 200; advogados, R$ 350; jovem advocacia e advogados acima de 70 anos, R$ 300; outros profissionais, R$ 400. Há descontos para grupos acima de 10 pessoas.

A XXIII Conferência Nacional da Advocacia Brasileira será realizada no Pavilhão de Exposições Anhembi, em área de 60 mil metros quadrados. A cidade conta com diversos atrativos, como 4 aeroportos e 3 terminais rodoviários, facilitando o acesso dos advogados a São Paulo, assim como a intensa vida cultural, com museus, parques, teatros e gastronomia.

Acesse o portal da XXIII Conferência Nacional da Advocacia Brasileira

O maior evento jurídico da América Latina reúne a cada três anos dezenas de milhares de advogados de todo o país para debater temas ligados à classe e à sociedade brasileira. Nesta edição, serão realizados 40 painéis, com mais de 230 palestrantes, além de dezenas de eventos paralelos.

As conferências são um espaço de reflexão sobre questões que envolvem a profissão, proporcionando o acompanhamento da evolução do direito brasileiro e sua relação com temáticas que se destacam no cenário político-social do país. A primeira aconteceu em 1958 e, ao longo de 59 anos, a Ordem promoveu 22 Conferências Nacionais da Advocacia.

Fonte: Conselho Federal da OAB