Debate trata dos impactos da pandemia para as pessoas com deficiência

A Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência e a Escola Superior de Advocacia (ESA) da OAB Paraná promoveram na quinta-feira (25/6) um debate online com o tema “Impactos da Pandemia no Cotidiano das Pessoas com Deficiência”. Tomaram parte da live Berenice Reis Lessa, presidente da comissão da seccional e membro da Comissão Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência do CFOAB; as advogadas Melize Oliveira Pontes, Erelisa de Souza Vieira Bazan e Solange Teixeira Carrilho Filon, membros da comissão; e a secretária-geral da OAB São José dos Pinhais, Cristhiane Kulibaba Ishi. A transmissão teve comunicação em libras feita pela instrutura e tradutora Daniela Gotardo Veloso.

O ponto de partida da apresentação foram os desafios impostos pela pandemia às pessoas com a deficiência, sobretudo para o acesso a determinados recursos tecnológicos. Em sua apresentação, Berenice destacou que o evento enquadra-se dentro das ações da Agenda 2030 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que integra o Pacto Global da ONU. “Nos baseamos nos princípios e da inclusão”, destacou ela ao falar sobre o trabalho da OAB Paraná e lembrar do Centro de Inclusão que funciona na seccional e do Projeto Empregabilidade, criado em 2019.

As debatedoras citaram as dificuldades potencializadas para as pessoas com deficiência como o aumento da dificuldade de conseguir ajuda para atravessar a rua ou vencer obstáculos urbanos; os menus digitais em PDF, sem adaptação em áudio; a impossibilidade de leitura labial devido ao uso da máscaras e até a dificuldade para digitar senhas em equipamentos cobertos de plástico. A falta de atendimento específico para a obtenção de benefícios previdenciários também foi destacada.

“Isso muitas vezes passa despercebido por quem desconhece as limitações das pessoas com deficiência”, mencionou uma das pessoas que acompanhou a live. “Para mim foi muito interessante e serviu como aprendizado”, comentou outra. “Achei maravilhosa a forma muito inteligente com que foram expostos os problemas e dificuldades existentes”, citou uma terceira. O aspecto da educação também foi lembrado por quem acompanhou o debate: “Estamos muito preocupados com o acesso à educação das pessoas com deficiência. Foram excluídas; houve retrocesso!”

Confira aqui o replay do debate.