Adeus ao Rei Pelé

O mundo esportivo, no Brasil e no mundo, está de luto. Partiu, aos 82 anos, Edson Arantes do Nascimento, o Rei Pelé. O craque que encantou o mundo com seu toque de gênio sobre os gramados e que personificou a camisa 10, tornando-a sinônimo de máxima habilidade.

Com apenas 17 anos, em 1958, o garoto mineiro nascido em Três Corações entrou em campo em sua primeira Copa do Mundo, disputada na Suécia. Assim como venceu a pobreza, ganhou também o Mundial. Seu toque de bola colocou o Brasil no mapa esportivo. Até então, como ele mesmo contava, ninguém conhecia o Brasil. Superou o racismo. Fez história. Pelé colocou o escrete canarinho em destaque no mundo ao conquistar também a copa seguinte, em 1962, e o tricampeonato, em 1970. Depois disso, foi jogar nos Estados Unidos e expandiu a prática do futebol no país.

Em nossa casa

Mais do que quebrar recordes, tornou-se o atleta do século 20, um esportiva engajado nas causas da educação e da infância e um fenômeno na comunicação de massa. Em agosto de 2017, deu-nos a honra de tomar parte de um bate-papo exclusivo com a advocacia no auditório da OAB Paraná, durante o II Congresso Nacional de Direito Desportivo (relembre aqui).

Crianças da plateia levaram camisas e bolas até o palco para serem autografadas pelo craque. Pelé lembrou que dedicou o seu milésimo gol às crianças brasileiras. Sempre alegre, Pelé agradeceu as múltiplas homenagens e manifestou a sua satisfação por estar em Curitiba, ainda em recuperação pós-cirúrgica.

“Sou recebido com tanto carinho, tanto respeito. Quero aproveitar para agradecer as várias mensagens desejando uma melhora rápida. Fiz tudo isso com a ajuda de Deus e dos meus advogados”, disse em tom de brincadeira. Pelé foi recebido na seccional, dentre outros, pelo pelo então presidente José Augusto Noronha; pela então secretária-geral da OAB Paraná, Marilena Winter, que agora preside a seccional; por Fabiano Baracat, atual presidente da CAA-PR; por Artur Piancastelli, então presidente da CAA-PR e pelo representante da Rede de Ensino Desportivo, Hélcio Kronberg.

A esperança e a superação são seus legados! Como ele, buscamos derrubar barreiras, nos dedicamos e mantemos a disciplina para sermos cada dia melhores.

Pelé descansa, mas viverá para sempre na alma dos brasileiros.

Diretorias da OAB Paraná e da CAA-PR

 

 

 

“O difícil, o extraordinário, não é fazer mil gols, como Pelé. É fazer um gol como Pelé.”

Carlos Drummond de Andrade