Advocacia de Iretama aponta falta de servidores no primeiro grau de jurisdição

O presidente da OAB Paraná, Cássio Telles, esteve na comarca de Iretama na manhã desta quarta-feira (11/3) para uma audiência aberta com a advocacia local, como parte do programa OAB Paraná Total. Os advogados relataram ter bom relacionamento com a juíza da comarca e indicaram que os processos tramitam em prazo razoável. A dificuldade local é com o cartório, onde atuam somente cinco servidores, sendo um com previsão de remoção. O número é insuficiente para atender toda a demanda da comarca, que tem 4 mil processos e abrange também a cidade de Roncador.

Foram relatadas também dificuldades com a delegacia local, uma vez que o delegado atua também em outras cidades. Em relação à advocacia dativa, a queixa diz respeito à observância da tabela. “O valor mínimo é fixado mesmo para situações mais complexas. Por isso, sugerimos uma reunião com a juíza, para que essa questão seja discutida”, afirma Telles.

Ainda nesta quarta-feira, o presidente da OAB fará audiências públicas com a advocacia nas comarcas de Peabiru e Engenheiro Beltrão. A caravana OAB Paraná Total, idealizada para percorrer todas as 161 comarcas do estado, tem por objetivo identificar as dificuldades da classe e buscar solução para elas.