Advocacia de Pontal do Paraná solicita construção de novo fórum como prioridade para a comarca

A advocacia de Pontal do Paraná pôde apresentar suas solicitações durante a Caravana OAB Paraná Total nesta quinta-feira (26). Os profissionais da região ressaltaram que, pela primeira vez, um presidente da seccional e sua diretoria foram até a comarca ouvir suas demandas. Participaram da reunião o presidente Cássio Telles, a vice-presidente, Marilena Winter, o secretário-geral, Rodrigo Rios, o diretor-tesoureiro, Henrique Gaede, e o diretor de prerrogativas, Alexandre Salomão.

A principal reivindicação dos advogados e advogadas de Pontal é a construção do fórum. Atualmente, a comarca funciona em um antigo clube social, que teve instalações adaptadas, mas tem a estrutura bem precária. A previsão é que a licitação para o projeto comece em outubro e a seccional vai acompanhar de perto essa medida.

Outro desafio da advocacia é a morosidade dos processos, que são muitos e os juízes não conseguem dar conta de todo o acervo. Em 2020, a OAB Paraná participou da movimentação para solicitar a elevação da entrância para intermediária, mas Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) não deferiu o pedido. O presidente da OAB Paraná afirma que uma nova solicitação nesse sentido deve ser feita, pois é necessária a atuação de mais juízes.