Lentidão e falta de acesso à magistrada são questões apontadas pela advocacia na comarca de Matinhos

A comarca de Matinhos foi a primeira a receber na manhã desta quinta-feira (26/8) a caravana OAB Paraná Total, que esta semana percorre o litoral do estado, tendo já passado por Guaratuba. Participaram da audiência aberta com os advogados e advogadas de Matinhos o presidente da OAB Paraná, Cássio Telles; o diretor tesoureiro, Henrique Gaede; e o presidente da OAB Paranaguá, Nazareno Antônio Vilarinho Pioli Filho.

No encontro, realizado no fórum local, os presentes apontaram problemas com a morosidade nos processos, a demora nos despachos de liminares pela Vara Cível, a não observação do rodízio da advocacia dativa, a dificuldade de serem recebidos pela magistrada e o grande acúmulo no acervo dos processo. A advocacia local chegou a sugerir um mutirão ou a designação de um juiz substituto para a comarca. Também se comentou uma questão já resolvida, relativa à dispensa de reconhecimento de firma nas procurações de usocapião extrajudicial. Outra queixa indicou que uma portaria recente estipula a validade das procurações dos advogados.

“Vamos tratar desses pontos com a juíza e também com a corregedoria”, explica o presidente da OAB Paraná. Implantado logo no início da gestão 2019/2021 para aproximar a OAB da advocacia de todo o estado, o programa OAB Paraná Total já percorreu mais de 100 comarcas, sempre com o objetivo de dar voz aos advogados e advogadas sobre questões pertinentes às suas lides profissionais. Ainda nesta quinta-feira (26/8), a caravana segue no litoral com encontros marcados em mais três comarcas:

  • Pontal do Paraná, 10h30 – Fórum
  • Morretes, 14h – Fórum
  • Antonina, 15h – Teatro Municipal

Leia também:

OAB Paranaguá recebe obras de revitalização