No programa OAB Paraná Total, advocacia de Guaratuba destaca a morosidade na tramitação dos processos

A Caravana OAB Paraná Total esteve na comarca de Guaratuba, no litoral do estado, nesta quarta-feira (25/8). Participaram do encontro com a advocacia da região o presidente da OAB Paraná, Cássio Telles; a vice-presidente, Marilena Winter; o secretário-geral, Rodrigo Sánchez Rios; o diretor tesoureiro, Henrique Gaede; o diretor de prerrogativas, Alexandre Salomão; a coodenadora-geral da ESA, Adriana D´Avila Oliveira; e o presidente da OAB Paranaguá, Nazareno Antônio Vilarinho Pioli Filho.

Durante  a reunião, que ocorreu no auditório do CRAS, antigo fórum local, os advogados e as advogadas presentes falaram sobre os desafios enfrentados em seu cotidiano, como o excesso de processos em trâmite na Vara Cível, a demora para liberar habilitação de inquéritos policiais no Projudi, com lentidão de até seis meses, a necessidade de novo presídio local e do término da construção da delegacia cidadã. Também foi mencionada a dificuldade de conversar com presos na cadeia de Paranaguá, onde não há parlatório.

O programa OAB Paraná Total foi implantado logo no início da gestão 2019/2021, como uma das iniciativas de aproximar a OAB da advocacia de todo o estado. O objetivo das audiências é dar aos advogados a oportunidade de transmitir as dificuldades que têm enfrentado no exercício da profissão, no âmbito da própria advocacia e também do Poder Judiciário. Os resultados dessas audiências têm sido reportados à presidência do Tribunal de Justiça do Paraná e para o encaminhamento de soluções. Nesta quinta-feira (26/8), a caravana segue no litoral com encontros marcados em quatro comarcas. Confira:

  • Matinhos, 8h30 – Fórum
  • Pontal do Paraná, 10h30 – Fórum
  • Morretes, 14h – Fórum
  • Antonina, 15h – Teatro Municipal

Leia também:

OAB Paranaguá recebe obras de revitalização