Ana Cláudia Finger toma posse no TJ-PR pelo quinto constitucional da advocacia

Tomou posse nesta sexta-feira (27) a nova desembargadora do Tribunal de Justiça do Paraná, Ana Cláudia Finger, que ingressa na corte pelo quinto constitucional da advocacia. Diretores da OAB Paraná, advogados e advogadas prestigiaram a solenidade, conduzida pelo presidente do TJ-PR, José Laurindo de Souza Netto.

Ana Cláudia Finger passou pelo processo de escolha do Conselho Pleno da OAB Paraná, estando entre os seis indicados ao Tribunal de Justiça. Na eleição do TJ, integrou a lista tríplice encaminhada ao governador do estado, Carlos Massa Ratinho Júnior, que fez a escolha final. A vaga agora ocupada pela nova desembargadora é decorrente da aposentadoria de Rosana Fachin.

Em seu pronunciamento, a presidente da OAB Paraná, Marilena Winter, destacou o processo histórico de formação da lista sêxtupla. Pela primeira vez, o Conselho elegeu uma lista paritária, com três homens e três mulheres.

“Na vaga deixada pela desembargadora Rosana Fachin, a quem cumprimento pelo legado que honra ambas as carreiras, agora segue a jornada a desembargadora Ana Cláudia Finger, egressa de uma lista pioneira na história porque acompanhada de outras duas grandes advogadas. É promissor ver o feminino valorizado e não diminuído. É desafiador saber que ainda há tanto por fazer pela igualdade, o que torna necessário reafirmar que este é o caminho e por isso cumprimentos a todos os homens e mulheres da Justiça que buscam trilhar por ele”, afirmou a presidente da OAB Paraná.

Trajetória

Ana Cláudia Finger é formada em Direito pela PUC-PR (1992), é especialista em Direito Contemporâneo e Direito Administrativo e mestre em Direito do Estado pela Universidade Federal do Paraná. Além da experiência como advogada e conselheira da seccional, ela ministrou cursos na área jurídica em diversas faculdades e institutos.

Também estiveram presentes na solenidade, representando a OAB Paraná, a diretoria da Jovem Advocacia, Fernanda Valério, os conselheiros federais José Augusto Araújo de Noronha, Silvana Niemczcewski, Graciela Marins e Rodrigo Rios, e o ex-presidente da OAB Paraná, Cássio Telles.