Checagem da qualidade de digitalização de 44 mil processos é concluída na OAB Paraná

A primeira etapa de conferência da digitalização de documentos na OAB Paraná está concluída. O processo de digitalização começou na gestão 2010-2012. “Foi um trabalho visionário e pioneiro do então presidente José Lúcio Glomb. No entanto, os equipamentos disponíveis à época ainda não garantiam uma perfeita resolução e os processos eletrônicos não estavam no estágio de desenvolvimento hoje observado. Por isso, não era possível eliminar com segurança os processos físicos”, explica a vice-presidente da OAB Paraná, Marilena Winter.

Para garantir a confiabilidade dos arquivos, um passo adiante foi dado na gestão passada, com o início da conferência da qualidade de digitalização de todos os processos arquivados na sede da OAB Paraná, um a um. “Estamos agora concluindo essa checagem. Já foram conferidos 44 mil processos de inscrição. Ou seja, foram verificados mais de 1,5 milhão de documentos e, nos casos de baixa qualidade, uma nova digitalização foi feita. O resultado é que nosso arquivo digital hoje é 100% confiável”, explica ela, acrescentando que foram investidos recursos financeiros e de pessoal na operação.

Sequência

Essa primeira leva de material físico, composta pelos processos já checados, será destruída por uma empresa especializada, dentro das normas ambientais e sem custo para a OAB. A próxima etapa, explica a vice-presidente, será concluir a conferência dos documentos ainda arquivados na sede e começar a digitalização dos autos que estão em espaços terceirizados. Ao fim de todas as operações, além do ganho do espaço físico na sede da OAB Paraná, será possível, reduzir os custos do arquivamento terceirizado.