Comarca de Pérola realiza audiência do programa OAB Paraná Total

A advocacia que atual na comarca de Pérola participou na tarde de 29 de março da audiência pública que integra o programa OAB Paraná Total, promovido pela seccional paranaense da Ordem dos Advogados do Brasil com o objetivo de diagnosticar os desafios dos profissionais do Direito nas 161 comarcas do estado. O encontro conduzido pelo presidente da OAB Paraná, Cássio Telles, foi realizado no Tribunal do Júri do Fórum local. Dele também participaram o diretor-tesoureiro da OAB Paraná, Henrique Gaede e o presidente da subseção de Umuarama, Ricardo Soares Mestre Janeiro.

A advocacia local relatou que é bem recebida pelo juiz, que as instalações atendem bem o propósito do fórum e que há servidores em número suficiente, o que garante uma tramitação célere dos processos. Também não foram registradas queixas quanto ao arbitramento de honorários previsto no artigo 85 do Código de Processo Civil.

Os participantes da audiência apontaram que a sala dos advogados é pequena e que a internet nem sempre funciona. Também queixaram-se que o sistema do INSS Digital fica frequentemente fora do ar e que a manutenção é demorada, levando até 90 dias para fazer a retomada do funcionando. No âmbito do INSS, a advocacia também reportou que há casos de captação de clientela por intermediários.

Os profissionais pediram ao presidente Cássio Telles a realização de uma campanha para reforçar o conceito de consultas são parte do trabalho do advogado e, por isso, devem ser cobradas. Peróla foi a 17ª comarca visitada pela caravana, aberta no dia 24 de janeiro. Ao fim do percursos, as manifestações da advocacia vão ser tabuladas para o devido encaminhamento.