Comissão do Pacto Global se reúne com Larissa Kloss, gerente do pacto no TRT-PR

A Comissão do Pacto Global da OAB Paraná recebeu na segunda-feira (16/7) a assessora e gerente do Pacto Global no Tribunal Regional do Trabalho do Paraná (TRT-PR), Larissa Kloss. Ela apresentou as ações que o tribunal vem desenvolvendo em prol dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) previstos no pacto, possibilitando uma troca de experiências com os membros da comissão.

O Pacto Global foi idealizado pelo ex-secretário geral da ONU, Kofi Annan. A iniciativa conta com a participação de Agências das Nações Unidas, de empresas, instituições públicas, sindicatos, organizações não-governamentais e demais parceiros necessários para construir, ou ao menos para tentar estruturar, a construção de um mercado global mais inclusivo e igualitário.

O objetivo principal do Pacto Global é encorajar um alinhamento de políticas e de práticas institucionais e empresariais, com os valores e com os objetivos que são aplicados internacionalmente e universalmente consensuais. Estes valores formam os 10 princípios-chave ou fundamentais, consolidados em quatro áreas básicas de direitos humanos, nas relações de trabalho, no meio ambiente e também no combate à corrupção.

A presidente da Comissão do Pacto Global, Jaqueline Lobo da Rosa, enalteceu a troca de experiências com outras instituições, prática que tem sido recorrente nas reuniões do grupo. “O objetivo é buscar o engajamento das instituições do sistema de justiça e dos escritórios de advocacia em prol da aplicação dos princípios do Pacto Global”, afirmou.

A OAB Paraná foi pioneira como signatária do Pacto Global no sistema OAB. A iniciativa é colocada em prática na sede da seccional e nas 47 subseções do estado. O TRT aderiu ao Pacto Global em abril deste ano, com o apoio da seccional paranaense da Ordem.

Leia também “Presidente da OAB Paraná prestigia assinatura do Pacto Global da ONU no TRT-9”.