Compromisso coletivo integra 200 novos advogados aos quadros da OAB Paraná

Um compromisso coletivo realizado no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), conduzido pela presidente da OAB Paraná, Marilena Winter, integrou 200 novos advogados aos quadros da seccional. Compuseram também a mesa o vice-presidente Fernando Estevão Deneka, o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Paraná (CAA-PR), Fabiano Augusto Piazza Baracat; a conselheira estadual Fernanda Valério Garcia da Silva; o diretor financeiro da OABPrevPR, Brasílio Vicente de Castro Neto; a conselheira estadual e diretora da jovem advocacia da seccional, Fernanda Valério Garcia da Silva; a coordenadora da Escola Superior de Advocacia (ESA), Marília Pedroso Xavier; e os conselheiros estaduais Paulo Augusto Chemin e Ana Paula Pavelski.

A escolha do local do primeiro compromisso coletivo do ano se deu em função das obras realizadas na sede da seccional. Na Fiep, a queda de energia ocorrida após as saudações iniciais não impediram a continuidade da cerimônia, que seguiu à luz dos celulares dos presentes até que o problema fosse solucionado. Marilena Winter falou sobre o projeto sexto ano, voltado justamente para os que ingressam nos quadros da Ordem. “É um benefício que só a OAB PR oferece para apoiar o primeiro após a conclusão da graduação”, anunciou a presidente antes de mencionar os benefícios do programa.

A presidente também conclamou a todos a exercer a advocacia com independência e dignidade. “São valores essenciais. Exercer a advocacia com dignidade, honrando aquelas e aqueles que nos antecederam. E lembro aqui figuras que são ícones da advocacia, como Ruy Barbosa e o paranaense (José Rodrigues) Vieira Netto, que dá nome à maior honraria que a OAB Paraná concede. Vieira Netto tem uma história maravilhosa de luta pela democracia. Foi um homem valoroso, professor da UFPR. Até o último segundo de sua vida fez questão de dizer que era advogado, ainda que injustamente lhe tenham cassado esse título”, frisou ela, lembrando também da importância de que todos zelem pelas prerrogativas da advocacia, “um corolário da defesa do Estado Democrático de Direito”.

Mensagens

A coordenadora da ESA, o diretor da OABPrevPR e o presidente da CAA-PR deram as boas-vindas aos novos colegas e apresentaram-lhes os serviços oferecidos por suas equipes. O conselheiro Paulo Chemin destacou a importância da ética profissional na mensagem aos novos profissionais. “Não existe recompensa maior que participar de uma batalha vencida ou perdida sabendo que atuamos com ética. Tenham orgulho por ter escolhido uma profissão tão nobre, que luta pela justiça”, afirmou.

Caminhos

Mulher, mãe de três filhos, Stephany Arielen Hein, 33 anos, ficou viúva há sete anos e decidiu cursar Direito. Num relato emocionante, contou que por vezes temeu estar dando mais atenção aos livros que aos filhos, mas hoje, ao receber a carteira de advogada, sabe que os problemas e desafios foram degraus para chegar até aqui. "Deixo uma mensagem de incentivo, principalmente às mulheres que almejam uma nova colocação no mercado profissional e enfrentam o preconceito no mercado de trabalho, e às mães, que precisam se desdobrar para conciliar os serviços domésticos e a atividade profissional. Eu sei que não é fácil, mas acreditem no seu potencial. Que a minha história sirva de exemplo para mulheres e mães que de desdobram para alcançar seus sonhos", deseja.

Ligia Marinho, 23 anos, escolheu o Direito aos 8 anos de idade, ao acompanhar um júri popular com a mãe. A experiência a marcou para sempre e foi decisiva para a escolha da advogada. "Lembro da emoção de participar de um júri e ali decidi que seria advogada", conta.

Luiz Henrique Feliciano, 24 anos, escolheu o Direito pela vasta oportunidade de áreas para atuar. Encontrou-se no ramo do Direito Tributário.

Para Daniella Chor Alves Pereira Peretti, 47 anos, a advocacia é uma ferramenta de atuação. "Já fui empresária, e acredito que atuar como advogada ajuda a entender o que é ou não possível. Além da questão da liberdade, que é algo pelo qual temos que estar sempre lutando. É uma profissão marcada pelo diálogo, consenso", diz.