Conselheiro estadual discursou em compromisso de novos advogados

Destaque no juramento de novos advogados e advogadas, conselheiro estadual Paulo Augusto Chemin discursou para 200 compromissandos.

Confira a íntegra do discurso:


Gostaria de inicialmente cumprimentar
a Presidente da Ordem dos Advogados Brasil, Seccional do Paraná,Marilena Indira Winter, e desde já estendo estecumprimento a toda mesa, advogados, amigos e familiares aqui presentes.

Por fim quero de forma especial cumprimentar as novas advogadas e advogados a quem de modo carinhoso dirijo estas breves palavras.

Gostaria de externar e desde já agradecer a honra que me foi concedida em representar a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional do Paraná nesta breve saudação às Advogadas e Advogados que hoje iniciam em nossa carreira.

Em primeiro lugar, ressalto que tenho um orgulho muito grande integrar uma profissão cujo finalidade última, cujo último objetivo é a busca pela justiça.

Essa busca pela justiça contribuí sobremaneira para tornar a advocacia uma profissão tão nobre.

Porém a nobreza da nossa profissão não está nela mesma em essência, a nobreza da nossa profissão é sustentada pelas pessoas que a  formam, ou seja, pelos profissionais advogados, que amam e lutam pela sua profissão.

Se tornar advogado em um país com tanta miséria é um privilégio, privilégio este que nos traz  muita responsabilidade social.

Vocês terminaram o período de treino e agora se inicia o jogo.

Nossa profissão é árdua e eu gostaria de trazer as Sras. e aos Srs. um pouco do que meus trinta e um anos de advocacia me ensinou.

Iniciar na profissão de advogado nos dias atuais é um ato de heroísmo.

O Brasil conta hoje com aproximadamente 1,3 milhão de advogados inscritos na Ordem dos Advogados do Brasil.

E existe uma estimativa de entre 1,5 a 3 milhões de bacharéis em direito aguardando aprovação no exame da Ordem dos Advogados do Brasil.

Os números assustam? Sim, assustam, mas os que são verdadeiramente advogados não se curvam perante os desafios.

E para vencer os obstáculos, estudem, estudemprofundamente o direito, mas não se iludam: estudar cansa, cansa mentalmente, cansa fisicamente, mas o direito está em constante mutação e sem estudo não se adquire conhecimento, portanto, mantenham-se sempre atualizados, pois somos advogados e não podemos dissociar em que horário, somos sempre advogados e sempre devemos honrar a advocacia em qualquer tempo ou lugar.

Leiam a legislação pura, formem um juízo de valor próprio, busquem apoio na doutrina e na jurisprudência, pois a insegurança jurídica se torna cada dia mais presente em nosso trabalho. Interpretem a legislação.

Quando consultados se preparem para atender seus clientes.

Abracem as dores de seu cliente como se suas fossem, sem condicionar a causa apenas à questão financeira. Vivam cada ação a cada dia como se fosse a única, pois isso é o que o cliente espera de você, dedicação total, como se o trabalho dele fosse o único.

Tenham empatia com seu cliente, pois muito mais do que apenas uma prestação de serviços, estamos trabalhando com a liberdade, com o patrimônio ou com os sonhos de alguém, que nos foi cegamente confiado.

Portanto amem seus clientes e lhes sejam leais declinando de causas temerárias e explicando-lhes as razões, pois assim vocês não estarão perdendo um trabalho, mas sim fidelizando um cliente e quiçá ganhando um amigo.

Prestem contas aos seus clientes, pois não podemos esquecer que postulamos direito alheio, agimos em nome de terceiros e a prestação de contas além de um dever ético é um dever moral.

Elaborem uma estratégia de atuação nas causas em que forem contratados, pois o advogado deve saber onde pretende chegar e traçar o melhor caminho para atingir o objetivo proposto. Sem estratégia a batalha, quando não se inicia perdida, é muito mais penosa, tanto para o profissional advogado quanto para seu cliente.

Trabalhem vigorosamente nas suas causas, pois não esqueçam, nossa atividade de advocacia é de meio, e muitos processos exigem grande esforço físico e mental para serem conduzidos e o tempo do poder judiciário é diferente do calendário.

Não se alonguem de forma desnecessária em seus pleitos e petições, dediquem tempo para a redação pois é através da escrita que formulamos grande parte de nossos pleitos e sintetizar uma ideia leva tempo como bem destacado na frase atribuída ao filósofo francês Voltaire:Escrevo-vos uma longa carta porque não tenho tempo de a escrever breve.”, portanto sempre que possível trabalhem com antecedência.

Sejam leais com seus colegas de profissão, respeitem as diferenças de pensamentos, porém nunca deixem de lutar pelo interesse de seu cliente que acreditem verdadeiro.

Leiam e estudem o Código de Ética.

Sejam éticos, sejam profissionais de respeito, com orgulho da profissão de advogado, sejam éticos nas suas relações profissionais: com seus clientes, com a magistratura, com os membros do ministério público e todos aqueles que vocês manterão contato profissional, mas acima de tudo sejam éticos com vocês mesmos, pois não existe recompensa maior do que participar de uma batalha vencida ou não mas com a consciência tranquila de ter desempenhado todo esforço de forma leal e ética.

Quando necessitarem de apoio (e precisarão) não hesitem em buscar aconselhamento com advogados cuja conduta que admiram, pois a troca de conhecimento é uma forma excelente de engrandecimento profissional, porém nunca antes sem esgotar o estudo próprio sobre o tema para que a a busca não seja tão somente por um “palpite.

Não abram mão de suas prerrogativas.

Não existe hierarquia entre membros da magistratura, ministério público e advogados e o respeito deve ser mútuo. Não tema e nem tenha receio de desagradar qualquer autoridade quando no estrito exercício de seu ofício de advogado. O advogado é figura essencial na administração da justiça e assim inviolável por seus atos e manifestações no exercício profissional.

Sei que muito já foi falado no dia de hoje, mas eu gostaria de reforçar: A OAB é a casa do advogado, portanto sintam-se em casa e contem com esta instituição que cumpre uma função social de extrema relevância, mas que antes de mais nada atende, ampara e se dedica aos profissionais advogados.

Não aviltem seus honorários, não esqueçam, o que muitas vezes parece uma simples ideia muitas vezes é produto de anos de suor, de estudos, de noites sem dormir, de muito esforço e dedicação.

Nunca desista da sua profissão, mesmo nos dias de maior tribulação, pois o melhor aço é forjado nas temperaturas mais escaldantes.

O tempo corre em favor do advogado dedicado, pois com o avançar na profissão mais experiência se adquire, então deem tempo ao tempo.

Assim, se as Sras. e os Srs. forem resilientes, combaterem o bom combate e honrarem a profissão da advocacia não tenho dúvida que alcançarão o sucesso profissional e mais do que o sucesso profissional estarão contribuindo para manter a nossa profissão em lugar de honra e destaque e reconhecidamente nobre.

E, aqui encerro, reafirmando uma vez mais tenham orgulho de escolher uma profissão que luta pela justiça, tenham orgulho de escolher uma profissão tão nobre, e digam sempre, sou uma pessoa realizada: SOU ADVOGADO.

Desejo muito Sucesso para todas e todos vocês. Obrigado.