Gestão de carreira, prerrogativas e novas abordagens em áreas do direito foram temas de debate no lançamento do projeto

O lançamento do projeto Valorização da Advocacia, em Londrina, contou com debates sobre gestão de carreira, prerrogativas, direito do trabalho, direito sindical e direito das famílias com novas abordagens, conforme a proposta de apresentação de nichos de mercado pouco explorados pela advocacia. A ideia geral dos debates foi transmitir informações, mas também gerar um processo de construção coletiva de conhecimentos.

A programação começou com um debate sobre gestão de carreira, em que ao advogado Luiz Gustavo Marinoni discorreu sobre atitudes para valorização pessoal, profissional e pública por parte dos advogados. Na mesma mesa, o advogado Rhodrigo Deda Gomes falou sobre modos e modas de tecnologia no direito. Deda procurou esclarecer como se dá a relação entre tecnologia e direito, e como é possível delinear uma estratégia de carreira em um mundo com tantas modas tecnológicas de curta duração.

Prerrogativas

O segundo debate abordou o tema das prerrogativas. A diretora de Prerrogativas da OAB Paraná, Marion Bach, fez a abertura do painel, que contou com os advogados Pedro Faraco Neto e Fellipe Stabellini Anabuki. Faraco Neto abordou o tema da inviolabilidade do escritório e do celular do advogado, enquanto Anabuki tratou do acesso aos autos em grandes operações do processo penal. “Podemos pensar em mil novas formas de inovar, mas nenhuma delas se sustenta se não tivermos prerrogativas fortes”, sustentou Marion Bach.

A diretora aproveitou a oportunidade para anunciar novidades no projeto da Escola de Prerrogativas. Em breve será lançado o curso on-line de capacitação de professores de prerrogativas. Os presidentes de subseções serão convocados a indicar três profissionais que receberão esse conteúdo para poder replicá-los em suas regiões, falando a respeito de prerrogativas da advocacia para delegados, servidores, membros do Ministério Público, policiais civil e militares, entre outros. “Ao finalizar o curso, essas pessoas receberão uma certificação e estarão habilitadas a ministrar aulas e palestras pela Escola de Prerrogativas”, explicou Marion Bach.

Áreas do direito

No terceiro debate, o advogado Rodolfo Carvalho Neves dos Santos e os conselheiros estaduais da OAB Christhyanne Bortolotto e André Passos, e a secretária-geral adjunta da seccional, Roberta Abagge Santiago, abordaram temas do Direito do Trabalho e do Direito Sindical. Foi analisada a necessidade de uma advocacia especializada nos processos de negociação coletiva, e debatidas questões sobre execução trabalhista e atos processuais.

O último debate, à noite, teve como participantes a presidente da Comissão de Direito das Famílias da OAB Paraná, Luciana Pedroso Xavier, e a conselheira da subseção de Londrina, Elizangela Abigail Socio Ribeiro, tendo como tema proposto as novas perspectivas dentro dessa área do direito.

Mais duas subseções vão conhecer o programa Valorização da Advocacia nesta semana. Nesta quarta-feira, (1º/3), o programa será apresentado à advocacia de Cornélio Procópio e na quinta-feira (2/3) aos profissionais da OAB Santo Antônio da Platina.