Conselho Pleno presta homenagem a funcionárias com mais de 25 anos de carreira

O Conselho Pleno da OAB Paraná prestou, nesta sexta-feira (15),  uma homenagem às colaboradoras Marilda Aparecida Caciano de Oliveira e Meire Ribeiro Fankin, pelos mais de 25 anos de dedicação e comprometimento com a instituição. “É uma iniciativa justa que se faça esse reconhecimento formal. São funcionárias primordiais, que dão suporte às atividades de Ordem e estão sempre presentes para atender a advocacia paranaense”, disse o presidente da OAB Paraná, Cássio Telles.

A OAB Paraná tem prestado essas homenagens também nas subseções. O diretor tesoureiro Henrique Gaede  destacou o trabalho de Marilda e Meire, assim como de toda a equipe da tesouraria. “Vocês contribuem muito para nossa atividade. Merecem realmente nosso agradecimento”, afirmou.

Conheça um pouco da trajetória de cada uma das homenageadas:

Marilda Aparecida Caciano de Oliveira

Prestes a completar três décadas de carreira na OAB, Marilda Aparecida Caciano de Oliveira iniciou sua trajetória na Subseção de Assis Chateaubriand, no dia 1º de março de 1990 – data que recorda com precisão. Ainda jovem, ela tinha um sonho: trabalhar no Fórum da cidade. Quando soube de uma vaga na Sala da OAB, não hesitou em se candidatar para o posto. Era a gestão do advogado Dermeval Ribeiro Vianna, que presidiu a subseção nas gestões 1989/1990 e 1991/1992.

“Nesta época, todo o administrativo da Subseção funcionava nesta sala”, relembra. Quatro anos depois, na gestão do presidente Francisco Accioly Rodrigues da Costa Neto (1993-1995), Marilda recebeu um convite de colegas da capital para uma vaga na Tesouraria da Seccional, em Curitiba. Aceitou o desafio. “Fiz uma entrevista com o Dr. Gilberto Gracia Pereira, que era o diretor tesoureiro na época. Uma semana depois recebi a notícia que era para eu vir para a capital. Era 1994 e aqui estou até hoje”, recorda.

A decisão corajosa abriu portas. Marilda veio sozinha do interior para a capital, aqui criou laços e se instalou definitivamente. “Não conhecia Curitiba, mas minha família me deu todo o suporte e apoio. Acho que foi por isso que eu vim”, relembra. Na Tesouraria, Marilda atuou como atendente, como caixa e atualmente é responsável pela seção Contas a Pagar, funções que exigem responsabilidade e muita dedicação.

Alguns anos depois de se mudar para Curitiba, concluiu o curso de Direito. Em 2009, recebeu na solenidade de compromisso de novos advogados o registro de nº 53.618. “A Ordem me acolheu, é a minha história de vida. Gosto do meu trabalho. Quando você desempenha sua função com amor e dedicação, ela se torna gratificante. Não tem como estar fazendo um trabalho por tanto tempo sem gostar, sem ter afinidade”, frisa.

Nesses 29 anos, pode-se dizer que a funcionária acompanhou de perto pelo menos um terço na história da OAB. Em sua memória destacam-se as lutas por uma nova sede para a subseção de Assis Chateaubriand, pela instalação de uma Vara de Trabalho na comarca, e o movimento pela instalação do Tribunal Regional Federal da 6ª Região. “Acompanhei o crescimento da OAB internamente, o aumento do número de advogados. O sistema muda, evolui e vamos nos adaptando”, pontua.

“Agradeço os diretores da OAB Assis Chateaubriand, onde tudo começou há 29 anos, e os diretores da seccional. A Meire, minha gestora que acreditou em mim e ainda acredita, muito obrigada”, reconhece.

Meire Ribeiro Fankin

A trajetória profissional de Meire Ribeiro Fankin na OAB Paraná começou em março de 1991.  A convite do advogado Ronaldo Albizu Drummond de Carvalho, com quem já havia trabalhado alguns anos antes na Caixa de Assistência dos Advogados do Paraná (CAA-PR), ela aceitou o desafio de assumir um posto na Tesouraria da Seccional.

Graduada em Pedagogia e Psicologia, Meire trabalhava na época com crianças com distúrbios de aprendizado, mas sua vocação sempre foi a área financeira. Uma vez na OAB, decidiu cursar Direito e além das pós graduações nas outras áreas de conhecimento que já dominava, decidiu especializar-se em Direito Público. “Sempre gostei muito de estudar, sempre esteve no meu perfil.  Toda a minha vida procurei me especializar naquilo que estou fazendo”, conta.

“Se eu fosse falar da minha história aqui, teria que falar de todos os diretores que me acolheram e agradecê-los por terem acreditado e apostado em mim. Aprendi muito com cada um deles”, frisa Meire. Ela faz questão, aliás, de citar cada um deles: Ronaldo Albizu Drummond de Carvalho, Gilberto Grácia Pereira, Renato Kanayama, Auracyr Azevedo de Moura Cordeiro, Rogério Poplade Cercal, Luiz Alberto Rego Barros, Manuel Daher, Maurício Sgboni Montanha Teixeira, Guilherme Kloss Neto, Oderci José Bega, Fabiano Baracat e Henrique Gaede. “Tenho muita consideração e estima por cada um deles”, diz.

Responsável há mais de 20 anos pela gestão do setor financeiro da OAB Paraná, Meire conquistou com muita luta e trabalho seu espaço. “Como todas as mulheres, eu também lutei muito. E é uma luta constante. Muito raramente você via uma mulher coordenando um departamento financeiro. E a cada dia nós conquistamos nosso espaço, com luta e muita competência”, pontua.

Rumo aos 30 anos de carreira na OAB, ela tem uma receita: “vamos fazer cada vez melhor, que é o mais importante”. “Na minha vida, a Ordem representa tudo. Eu entrei moça, casei, tive filhos, conquistei minhas coisas trabalhando na OAB. Ela me ajudou tanto profissionalmente, como financeiramente, então só tenho a agradecer todo esse tempo que estou aqui e toda a dedicação e acolhimento dos meus diretores”, diz.