Diretoria da OAB-PR recebe a visita do desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen, eleito presidente do TJ para o biênio 2023-2024

A diretoria da OAB Paraná recebeu na manhã desta sexta-feira (18/11) a visita de cortesia do desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen, eleito para presidir o Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) no biênio 2023-2024. Ele esteve acompanhado dos desembargadores do Quinto Constitucional Hipólito Xavier da Silva e Octávio Campos Fischer.

Ao saudar a presidente da OAB Paraná, Marilena Winter, e os demais representantes do sistema OAB presentes, Keppen reiterou o compromisso com a construção de um Judiciário melhor para a sociedade. “Nossa gestão será marcada pelo respeito, pela união, carinho e trabalho pelas causas do Paraná. Essa é a nossa singela mensagem à OAB”, disse.

“Os nossos canais de comunicação estarão sempre abertos para resolvermos os gargalos, por exemplo as instabilidades do Projudi. Tenham certeza de que estas questões terão prioridade. Não podemos nos esquecer de onde viemos. Nossa primeira casa é a OAB. Tenho muito respeito por esta instituição”, afirmou Keppen. 

Marilena Winter destacou o simbolismo da iniciativa do presidente eleito, frisando que a visita sinaliza o respeito que deve pautar a relação entre os atores do sistema de justiça. “Este ato sinaliza aquilo que esperamos: somos todos pilares de um mesmo sistema e os nossos trabalhos são complementares. Assim como o trabalho do advogado não teria eficácia sem a atuação dos magistrados, a recíproca é verdadeira: a função do Judiciário também depende muito do trabalho dos advogados.  Essa disponibilidade para um tratamento cooperativo e amigável, como sempre foi a nossa relação com o TJ, é motivo de muito entusiasmo para nós”, afirmou. 

A presidente da seccional apresentou ainda a proposta do Observatório do Judiciário, iniciativa  inédita da seccional paranaense criada com a finalidade de fazer o acompanhamento permanente das demandas por melhorias no Judiciário, postuladas pela advocacia em todo o Paraná. “Por meio desse sistema faremos o diagnóstico das dificuldades e buscaremos apontar saídas para elas”, disse. Keppen enalteceu a iniciativa, frisando que “a meta será construir um Judiciário melhor para o Paraná, num diálogo franco e aberto”. 

O ouvidor-geral do Conselho Federal da OAB (CFOAB), José Augusto Araújo de Noronha, enalteceu a postura e a atuação de Luiz Fernando Tomasi Keppen, ressaltando que o desembargador nunca deixou de receber a advocacia em seu gabinete. “Esta gestão que assume é composta de pessoas muito capazes de construir o melhor para o Judiciário. O simbolismo de fazer esta visita mostra o seu respeito à advocacia. Temos certeza de que esta ponte trará muitos frutos para todos”, disse.

Também estiveram presentes na reunião o vice-presidente da OAB Paraná, Fernando Deneka; a diretora da Jovem Advocacia Fernanda Valério; o conselheiro federal Rodrigo Rios; o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados, Fabiano Baracat; a coordenadora do Colégio de Presidentes de Subseções Maressa Pavlak Melati; a coordenadora-geral das comissões da seccional, Rafaela Küster; além de conselheiros estaduais e diretores da CAA-PR.