Em audiência pública, advocacia de Siqueira Campos aponta lentidão na tramitação dos processos da comarca

Na sequência do programa OAB Paraná Total, a comarca de Siqueira Campos foi a 14ª visitada. A audiência pública foi realizada na tarde de sexta-feira (8/3). “A principal questão levantada pelos colegas foi em relação à morosidade dos processos da comarca, que já tem um histórico de serviço acumulado pois há algum tempo o juiz foi afastado e o cartório cível também está sem o titular. Os serviços não andam. Basicamente a estrutura da comarca está com deficiência no atendimento aos jurisdicionados e à advocacia”, explica Cássio Telles, presidente da OAB Paraná.

Além de Telles, estiveram com a advocacia local a secretária-geral adjunta da seccional, Christhyanne Regina Bortolotto, e o presidente da OAB Wenceslau Brás, Paulo Madeira. Também foram sanadas dúvidas sobre a ESA, especialmente quanto à reivindicação de que os cursos cheguem até as pequenas comarcas. Os diretores explicaram que em breve será lançada a ESA online, recurso que atenderá toda a advocacia em seus escritórios e casas, permitindo o acompanhamento dos cursos em tempo real e também dos gravados.

Advocacia dativa

A advocacia dativa também esteve em pauta. O programa foi aplaudido pelos advogados, que reconhecem a importância do atendimento aos carentes. “Eles solicitaram também algo no qual já estamos trabalhando e que foi tema de recente reunião nossa com a Procuradoria-Geral do Estado, que é a necessidade de uma triagem para evitar que pessoas que têm condições de pagar acabem se beneficiando da assistência judiciária paga pelo Estado”, completou o presidente.