Gestão de escritório em pauta na XXIII Conferência Nacional da Advocacia

A advogada Lara Selem, consultora especialista em Planejamento Estratégico na Advocacia, abordou nesta quarta-feira (29) os pilares que compõem a gestão de um escritório. A paranaense integrou o painel “Jovem advocacia e os desafios da atualidade”, no terceiro dia da XXIII Conferência Nacional da Advocacia.

Lara pontuou quatro características do profissional do Direito consideradas essenciais aos olhos da advocacia americana: o finder, aquele advogado que busca novos contratos, traz clientes para o escritório; o binder, aquele que constrói relacionamentos com clientes e com a equipe do escritório; o minder, que pensa e age estrategicamente  em relação ao que precisa ser feito no escritório; e o grinder, aquele que faz exclusivamente o trabalho técnico, que atua juridicamente. “Só o grinder não é suficiente para ser um bom advogado hoje”, sustentou.

“É muito difícil que uma pessoa tenha essas quatro características. Mas olhando para o escritório na hora de montar a equipe, de compor a sociedade, fazer uma promoção de um advogado para determinado posto, aquele que está no comando deve estar de olho neste equilíbrio entre o finder, o binder, o minder e o grinder”, explicou.

O advogado iniciante tem vários desafios além da concorrência. Para Lara, este é um fator importante, mas para o bom advogado não é determinante. “A concorrência é pesada para quem não se especializar, não conseguir ter um foco de carreira”, disse. “A tecnologia é outro fator que mudou completamente a forma de se advogar nos últimos 20 anos. Isso faz com que haja um excesso de informações para serem processadas pelos advogados, não só em termos de processo judicial, mas de conhecimento. Tem muita informação, complexidade no mercado”, afirmou.

Definir o fico de atuação é outro desafio, segundo Lara. “Isso não é uma escolha tão simples, principalmente se considerarmos que a advocacia tem muitas oportunidades. Quando você define um foco, diz não para várias outras coisas. Isso é uma competência para ser desenvolvida, qual o melhor foco para mim, nas condições que estou, com o conhecimento que eu tenho, e o que quero buscar para ser diferente disso”, destacou.