Melissa Folmann em debate sobre Previdência

 Sob o tema Previdência Pública e Previdência Complementar – Uma Interlocução Necessária, especialistas debateram o complexo sistema previdenciário brasileiro, na manhã desta terça-feira (28). A mesa foi dirigida pelo presidente da OABPrev de Santa Catarina, Ezair Meurer, com o presidente da Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar e da OABPrev São Paulo, Luiz Ricardo Marcondes Martins, fazendo a primeira exposição.

Martins demonstrou em gráficos o sólido crescimento do Sistema OABPrev, tanto em participantes quanto em reservas. Segundo ele, o público potencial das entidades de previdência complementar no país é de 16 milhões de pessoas. Dentre os desafios que a OABPrev tem pela frente, Martins destacou o desenvolvimento da cultura previdenciária e a profissionalização da gestão,

A advogada e professora paranaense Melissa Folmann, diretora científica do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP), foi a segunda palestrante do evento, lançando três itens para debate: O que é a Previdência Pública; Por que a Previdência Complementar é o futuro; e O que faremos com os Advogados que estão sendo jogados no mercado sem nenhuma consciência previdência.

Destacando que não falava em nome da IBDP, Melissa começou sua apresentação com a situação da previdência pública e com os efeitos decorrentes da “pseudoreforma de 1999”, quando foi instituído o fator previdenciário. “No regime geral as pessoas começaram a se aposentar antes dos 50, até com 42 anos da idade e isso no auge da vida produtiva”, pontuou. A advogada paranaense também citou o desafio de buscar soluções em um cenário com excessivo número de advogados sem cultura previdenciária.

Em torno de 50 pessoas assistiram ao encontro, que teve o ex-presidente da OABPrev Paraná, Maurício Paula Soares Guimarães, como um dos participantes. Folmann ainda destacou a importância da educação previdenciária com a Reforma da Previdência pública. “É importante para a advocacia repensar seu futuro”, disse.