Na comarca de Palmital, advocacia relata efeitos da explosão dos cursos de Direito

O excesso do número de advogados em atividade, a concorrência desmedida e o aviltamento dos honorários foram citados como dificuldades cotidianas pela advocacia da comarca de Palmital, reunida nesta quinta-feira (10/10) em audiência pública com o presidente da OAB Paraná, Cássio Telles; o diretor-tesoureiro da seccional, Henrique Gaede; o coordenador-geral das comissões da seccional, Rômulo Bronzel; a presidente da OAB Pitanga, Geovania de Fátima Dziubate, e demais dirigentes da subseção. As questões elencadas foram apontadas como efeitos deletérios da explosão dos cursos de Direito. O tema preocupa todo o sistema OAB, que tem lutado para reverter o quadro.

Audiência é parte do programa OAB Paraná Total, aberto em janeiro e já transcorrido em 25 outras comarcas das 161 existentes no Paraná. A advocacia de Palmital também aproveitou a ocasião para apresentar o pleito de que a comarca seja elevada de entrância inicial para intermediária. “Daremos apoio a esse reivindicação e também seguiremos, como pedido, com os esforços para acolher a advocacia iniciante. Nesse sentido, temos trabalho fortemente com a capacitação, por meio dos cursos online da ESA, e também com encontros presenciais, como o ´Já passei por isso` e o “De frente com a CAI´. Aliás, temos comissões de advocacia iniciante ativas em todas as regiões do Paraná. Do encontro estadual surgiram pautas que foram encaminhadas para a nossa diretoria”, afirma o presidente da OAB  Paraná.

Servidores de menos

Como quase toda as comarcas visitas, Palmital também carece da falta de servidores no primeiro grau de jurisdição. As demandas levantadas nos encontros têm sido levadas ao presidente do TJ-PR, desembargador Adalberto Xisto Pereira. A partir das informações coletadas nas primeiras audiências, o presidente da OAB Paraná, Cássio Telles, elencou sugestões que visam ao aprimoramento da prestação jurisdicional, propondo ações estratégicas e pontuais (confira aqui). Ainda na manhã desta quinta-feira, a caravana OAB Paraná Total promove audiência com a advocacia da comarca de Cantagalo, às 11h30, na Câmara Municipal, com a participação de integrantes da OAB Laranjeiras do Sul.